menu

TCE/SC reelege presidente e vice por mais dois anos

Submitted by admin on sex, 18/12/2020 - 14:01

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

Locutor:  O Pleno do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) reelegeu, por unanimidade, o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, como presidente, e o conselheiro Herneus De Nadal, como vice, para o biênio 2021-2023. Também por unanimidade, o conselheiro José Nei Ascari foi eleito corregedor-geral da Corte de Contas.

A sessão extraordinária telepresencial, realizada na tarde desta quarta-feira, dia 16, ainda elegeu os conselheiros Luiz Roberto Herbst e César Filomeno Fontes para integrar a Comissão de Ética, que será presidida pelo corregedor-geral.

Criada em 2014, a Comissão tem como objetivos, tornar transparentes as regras éticas de conduta dos membros do Tribunal de Contas, para que a sociedade possa aferir sua integridade e a lisura do processo das contas públicas.

O presidente Adircélio agradeceu a confiança dos demais conselheiros pela reeleição.

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior)

O que nós elegemos hoje aqui foi um projeto, um projeto de engrandecimento e de crescimento e fortalecimento da nossa Instituição. Eu gostaria de agradecer o voto de confiança de todos, para que a gente possa dar continuidade a um trabalho que iniciou em fevereiro de 2019, quando eu tive a honra de tomar posse como presidente desta Instituição pela primeira vez, uma Instituição que tem orgulhado os catarinenses, que tem procurado cada vez mais dar respostas mais céleres e mais efetivas para nossa sociedade. O Tribunal de Contas de Santa Catarina tem tido reconhecimento no cenário nacional no sistema de controle externo. Isso não seria possível, se não fosse a atuação dos membros do plenário desta Casa e dos servidores.

Locutor: Reeleito vice-presidente, o conselheiro Herneus De Nadal falou sobre a importância do TCE/SC para a sociedade.

(Sonora Herneus De Nadal)

Nos tempos recentes, avulta e chama a atenção a importância do Tribunal de Contas de Santa Catarina dentro do nosso contexto social, tanto na gestão administrativa, a exemplo também, no comando institucional desta Corte de Contas. Temos esse grande compromisso de dar continuidade do trabalho empreendido pelo conselheiro Adircélio de Moraes na Presidência do nosso Tribunal. É necessário, dentro de um princípio de harmonia, que se dê andamento, se dê sequência a este trabalho. Então, quero agradecer a confiança depositada. Vou procurar corresponder à expectativa.

Locutor: Eleito corregedor-geral, o conselheiro José Nei Ascari vai substituir na função, no ano que vem, o conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall. Ascari destacou os avanços conquistados pelo TCE/SC nos últimos tempos.

(Sonora José Nei Ascari)

Suceder o conselheiro Wan-Dall não será, com certeza, uma tarefa fácil. Eu aceito sim esse desafio prometendo, desde logo, muita dedicação no exercício então das minhas atribuições. Este Tribunal vive sim, um momento importante de fortalecimento, um momento importante de transformação e de modernização como um todo. E não seria justo, e com certeza não seria adequado, interromper este dinamismo empreendido pela atual gestão da Casa sob o comando do conselheiro Adircélio e também do conselheiro Herneus. Parabéns pela recondução de ambos e muito sucesso nesta jornada, porque sei dos inúmeros projetos que estão programados para serem implementados na próxima gestão.

Locutor: O atual corregedor-geral, conselheiro Wilson Wan-Dall, está no cargo por dois mandatos e por imposição regimental precisará deixar a corregedoria. Ao se manifestar durante a sessão plenária, se colocou à disposição da diretoria do TCE/SC.

(Sonora Wilson Rogério Wan-Dall)

Este ano não participo desta chapa, mas eu desejo a todos os colegas, muito sucesso na empreitada, desafios novos, novos tempos, novas tecnologias, a questão da pandemia, é um desafio muito grande para essa nova diretoria. Mas, como conselheiro, quero deixar a todos os eleitos, quero deixar à disposição de vossas excelências naquilo em que eu puder contribuir, naquilo que eu puder participar e naquilo que eu puder orientar, contem comigo nessa nova missão.

Locutor: A atuação do TCE/SC durante o período da pandemia do novo coronavírus mereceu destaque nas manifestações dos conselheiros, em função da necessidade de adaptação. O conselheiro Luiz Roberto Herbst enalteceu a atuação da diretoria e desejou uma gestão mais tranquila.

(Sonora Luiz Roberto Herbst)

Vossa Excelência que tenha uma administração um pouco mais suave esse ano, tivemos nesse ano corrente muitas dificuldades, cumprimento de algumas decisões do Supremo (STF) e a pandemia também, mas evoluiu muito, o Tribunal foi muito bem administrado nestes dois últimos anos. A todos, sucesso e parabéns.

Locutor: O conselheiro César Filomeno Fontes falou sobre alguns avanços conquistados na atual gestão.

(Sonora César Filomeno Fontes)

Quero dizer que vossa excelência promoveu muitas inovações, o presidente Adircélio atualizou, vamos dizer assim, toda nossa legislação, as nossas resoluções, dando condições para que o Tribunal pudesse ser o tribunal de hoje, um tribunal moderno, presente e atuante.

Locutor: A procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Cibelly Farias, desejou sucesso nos próximos dois anos para a direção do TCE/SC

(Sonora Cibelly Farias)

Parabéns pelo primeiro mandato também presidente, antes de mais nada, sabemos que foi um mandato de grandes dificuldades, especialmente este último ano, pego de surpresa por essa situação excepcional. Mas eu acredito que o Tribunal de Contas conseguiu superar muito bem todas as dificuldades. Vejo a sua primeira administração, seu primeiro mandato foi de muitas inovações. Acredito que é a tendência para o próximo mandato e reafirmo o compromisso do Ministério Público de Contas de colaboração e parceria para que possamos aprimorar o controle externo aqui em Santa Catarina.

Locutor: A posse dos eleitos será no mês de fevereiro, quando o presidente Adircélio de Moraes Ferreira Júnior deverá fazer um balanço da gestão e apresentará as prioridades do Tribunal de Contas para os próximos dois anos.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 05’43”

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques