menu

Novo portal do TCE/SC na internet reorganiza conteúdos e facilita o acesso do cidadão

Submitted by admin on ter, 09/02/2021 - 19:36

VINHETA TCE INFORMA 

 

(OUÇA

 

LOCUTOR: Dentro da programação alusiva aos seus 65 anos de instalação, comemorados no sábado, dia 6 de fevereiro, e cumprindo o Plano de Gestão da atual gestão, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) lançou nesta segunda-feira, dia 8, na sessão telepresencial, o novo portal da Instituição na internet. Agora o acesso é pelo endereço www.tcesc.tc.br, seguindo o domínio padrão dos tribunais de contas. O acesso pelo antigo endereço continua funcionando com redirecionamento para o novo portal. 

Criada pelos profissionais da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), sob coordenação de uma equipe multidisciplinar, a nova página do TCE/SC traz um design mais leve para facilitar a leitura e ampliar a acessibilidade. 

A reformulação se baseou nas respostas à pesquisa feita no antigo portal, que contou com a contribuição de 91 pessoas de diferentes perfis profissionais e de estudos das homepages dos portais de outros Tribunais de Contas do Brasil. 

Por meio da adoção do protocolo HTTPs, o trabalho está alinhado às normas internacionais de segurança. O novo portal apresenta uma reorganização de conteúdos, boas práticas de acessibilidade e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Durante o lançamento, o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, destacou que as alterações ampliam a transparência da Corte. Ressaltou ainda, que o TCE/SC conta com a sociedade e com seus membros e servidores para que o portal esteja em constante evolução. 

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior) 

Sobre o nosso portal, quero dizer que ele foi lançado hoje, mas o processo de aprimoramento dele é contínuo, de forma que a gente vá de maneira cotidiana e corriqueira ir aprimorando e incorporando essas sugestões trazidas por todos. Essas alterações, que contemplam ainda a reorganização dos conteúdos, são voltadas para a ampliação da transparência, do relacionamento com os jurisdicionados e do controle social, e também contribui para a redução de vulnerabilidades. 

LOCUTOR: O portal continua valorizando as notícias em texto sobre as ações promovidas pela Corte de Contas e destaca o conteúdo produzido em áudio pela Rádio TCE/SC. As redes sociais e as publicações editadas também mereceram atenção. O menu superior contempla as áreas de maior acesso, entre elas o TCE Virtual, que reúne os principais sistemas utilizados pelos gestores públicos e pelos servidores do Tribunal. 

Outros benefícios colocados à disposição do cidadão incluem a integração do Sistema de Pesquisa de Jurisprudência, o e-Papyrus, cedido pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, que viabiliza a pesquisa dos usuários da jurisprudência selecionada, por meio de palavras-chave. Também houve a remodelação da busca pública de processos, restringindo a apresentação de dados das partes interessadas, e da busca de notícias. 

O novo portal ainda disponibiliza a agenda do TCE/SC, com os prazos para envio das informações pelos gestores, as datas das sessões plenárias com as pautas e dos eventos e compromissos institucionais. As sessões do Tribunal Pleno possuem um link específico e o mapa do site dá uma visão completa de todos os assuntos existentes. 

Os desenvolvedores criaram uma área específica para acesso rápido ao Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão, helpdesk, e aos espaços que viabilizam a formalização de consulta ao TCE/SC e acompanhar as informações sobre os 295 municípios de Santa Catarina. 

O Instituto de Contas (Icon), responsável pela educação corporativa, e a Agência TCE/SC, responsável pela comunicação institucional, integram a nova página com áreas específicas de acesso e interação. 

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento e Manutenção de Aplicativos da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Rafael Queiroz Gonçalves, foram utilizadas versões atualizadas dos softwares de disponibilização de conteúdo, essenciais para a segurança da informação, que contemplam mecanismos de minimização de ataques contra a prestação do serviço, vazamentos de dados e outros tipos de ameaças cibernéticas. 

 

VINHETA TCE INFORMOU 

 

Tempo: 04’20” 

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques