menu

Rede de inovação no setor público é lançada para melhorar o atendimento à população catarinense

Submitted by admin on seg, 19/07/2021 - 13:01

VINHETA TCE INFORMA 
 
 
(OUÇA
 
 
LOCUTOR: Uma cerimônia virtual transmitida pelo YouTube na tarde de quinta-feira (15/7), marcou o lançamento da InovaGovSC, a rede de inovação do setor público catarinense, que reúne o Tribunal de Contas (TCE/SC), Governo do Estado, Tribunal de Justiça (TJSC), Assembleia Legislativa (Alesc) e Ministério Público (MPSC).

Esses poderes e órgãos assinaram um acordo de cooperação técnica para gerar novas ideias, trocar experiências e promover ações transformadoras na gestão pública, por meio da rede colaborativa, com objetivo de melhorar os serviços prestados à população catarinense.

O presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, afirmou que a rede de inovação vai facilitar o diálogo entre as instituições na busca de soluções.

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior)
A Rede InovaGovSC é um espaço importante para discutir desafios compartilhados pelo setor público, pois muitas vezes a solução de um problema depende de um simples diálogo e de uma visão abrangente e sistêmica, ou seja, depende apenas justamente de nós, que somos os atores desse processo.

LOCUTOR: O presidente destacou também a necessidade de o setor público considerar a inovação aberta em suas ações, alicerçada nas normas existentes.

(Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior)
Assim como acontece no setor privado, o setor público deverá considerar nas suas ações a inovação aberta. A inovação é uma ação que exige muita responsabilidade e está ligada a risco, e, portanto, é fundamental que se tenha um bom controle e uma boa gestão sobre ela, e que esse controle e essa gestão, dialoguem entre si, buscando as melhores alternativas e soluções. 

LOCUTOR: O governador Carlos Moisés da Silva ressaltou que a pandemia vai deixar um legado de inovação no setor público e que a nova rede colaborativa combina com o DNA inovador do Estado.

(Sonora Carlos Moisés)
A gente percebe que Santa Catarina tem sido destaque na inovação aberta para o Brasil e para o mundo, tem apresentado soluções em todas as áreas do empreendedorismo e o Governo precisa acompanhar esse desenvolvimento, e isso faz com que a gente perceba que nós não estamos caminhando sozinhos. Nós temos uma necessidade muito grande, obviamente pelo tamanho da oferta de serviços que é prestada no Poder Executivo, nós precisamos cada vez mais avançar nesse sentido de inovar. A própria pandemia trouxe modos e modelos diferentes na ação de todos os órgãos e poderes, alguns deles vieram para ficar. 

LOCUTOR: Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Roesler, a InovaGovSC vai dar mais celeridade ao desenvolvimento das instituições envolvidas e do próprio Estado catarinense.

(Sonora Ricardo Roesler)
O alcance desse objetivo ganha impulso, portanto, quando encontra um ambiente integrado de inovação que transcende o trabalho isolado do Poder Judiciário. É preciso concentrar esforços em busca de sinergias que tragam resultados mais eficientes, por meio de uma rede de inovação integrada, coordenada em um regime aberto de ampla cooperação e auxílio mútuo. A implementação da Rede InovaGovSC em Santa Catarina, nos permite essa atuação conjunta, na qual possam ser aproveitadas as diferentes experiências de gestão e de inovação de cada órgão, especificamente, e de todos em geral. 

LOCUTOR: O procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Fernando da Silva Comin, considera o lançamento da InovaGovSC, um pacto que vai entregar melhores resultados à população.

(Sonora Fernando da Silva Comin)
Com esse pacto de hoje, nós temos oportunidade de formar um verdadeiro ecossistema de inovação, aproveitando toda a experiência muito bem sucedida da iniciativa privada, então é preciso que a administração pública possa também se aproveitar de toda essa expertise, de todo esse valor agregado para transpor esses ensinamentos à iniciativa pública, e com isso, nós conseguirmos alcançar uma melhoria contínua dos nossos processos, uma interlocução mais facilitada, uma aproximação com a sociedade e resultados cada vez mais concretos e sintonizados com as necessidades de quem está na ponta, ou seja, o cidadão catarinense.

LOCUTOR: O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal, foi representado no evento pelo chefe de gabinete da presidência, André Bernardi, que classificou o lançamento da rede colaborativa como um marco inicial de uma gestão pública inovadora.

(Sonora André Bernardi)
Cada uma das instituições tem um ofício diverso na nossa sociedade, embora todas prestem um serviço ao cidadão catarinense. É o trabalho cooperado dessas instituições e a construção conjunta de ideias inovadoras que permitirá agregar valor ao resultado final de cada ideia. Entendo que esse é o espírito da InovaGovSC, na diversidade da missão de cada instituição, realizar de forma conjunta um trabalho de construção de ideias inovadoras, buscando entregar ao cidadão catarinense um serviço público de qualidade adicionando um valor ao resultado do serviço público prestado pelas instituições em nosso Estado.

LOCUTOR: Após a manifestação institucional das autoridades, o lançamento da Rede InovaGovSC, foi encerrado com a palestra do diretor-executivo da WeGov, André Tamura, que falou sobre a “Inovação no Serviço Público”. Tamura destacou que as transformações provocadas pela inovação são rápidas e foram provocadas num curto espaço de tempo.

(Sonora André Tamura)
Hoje a gente vive uma realidade que há 20 anos atrás, a gente pensaria, isso é impossível e está acontecendo. Eu poderia encurtar essa agenda e dizer que há 5 anos atrás a gente entrava em uma instituição pública e a palavra inovação era vista como impossível. A ideia de tornarmos tudo isso possível, que é com a inovação, em um ambiente colaborativo, participativo, em que entendemos as necessidades das pessoas, é muito fundamental.

LOCUTOR: A rede de inovação do serviço público catarinense foi inspirada na Rede InovaGov nacional. Todos os pronunciamentos e a palestra do lançamento da rede em Santa Catarina estão disponíveis no canal do YouTube da InovaGovSC.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 06’35”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques