menu

Pelo menos 3 mil gestores passaram por capacitação no Ciclo de Estudos 2025 do TCE/SC

qui, 31/07/2025 - 17:38
Banner horizontal com foto da equipe do TCE/SC, de costas, no palco do auditório durante etapa de Navegantes do Ciclo de Estudos. O presidente Herneus De Nadal fala ao público, no púlpito. Ao lado, entre os presentes, o conselheiro Wilson Wan-Dall e o diretor do Icon, Moisés Hoegenn. Ao fundo, a plateia participante, que lota as poltronas do auditório.

A 25ª edição do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), fechou 2025 com pelo menos 3 mil gestores públicos mais bem capacitados para exercerem suas funções nos Executivos e Legislativos onde estão lotados. O Ciclo é uma iniciativa que busca intensificar a aproximação do órgão de fiscalização com os agentes públicos a partir da disseminação de orientações e de boas práticas para o aperfeiçoamento da administração pública. Neste ano, ele foi realizado em 13 cidades, que receberam gestores dos 295 municípios catarinenses. 

“O Tribunal tem mudado sua forma de atuação. Há alguns anos, tínhamos todos os braços da Instituição voltados à tarefa fiscalizatória, e hoje temos incrementado nossas atividades de governança”, destacou o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, ao salientar, na etapa final, em Navegantes, o caráter preventivo e de orientação da Corte de Contas, como ocorre, por exemplo, na realização do Ciclo.   

Desde o dia 24 de junho, o evento percorreu 13 municípios catarinenses: São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia, Arroio Trinta, Lages, Rio do Sul, Florianópolis, Braço do Norte, Araranguá, Lauro Müller, Mafra, Joinville e Navegantes. Prefeitos, secretários, contadores, controladores internos e técnicos das áreas de atos de pessoal e de gestão de licitações e contratos acompanharam nesta edição uma programação que abordou temas como fiscalização concomitante, planejamento municipal, contratações públicas à luz dos Prejulgados do TCE/SC, aspectos destacados de atos de pessoal e a Agenda ASG na administração pública: a experiência do TCE/SC. 

O conselheiro Wilson Wan-Dall acompanhou as duas últimas etapas do evento – Joinville e Navegantes. Na oportunidade, ressaltou a importância da aproximação do Tribunal e os gestores públicos. “O TCE é um parceiro para ajudar a fazer mais com o mesmo recurso e ajudar a errar menos. O Ciclo é uma oportunidade de encontro para estreitar laços”, destacou o conselheiro supervisor da Ouvidoria. 

O diretor do Instituto de Contas (Icon), do TCE/SC, Moisés Hoegenn, salientou que o Ciclo promovido pelo Tribunal é resultado de parceria com as associações de municípios, com a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios Catarinense (Fecam) e com a União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc). “O Ciclo se consolidou ao longo do tempo com um reconhecimento nacional recebido em maio, quando foi reconhecido pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e Contas como o terceiro melhor produto de capacitação pública do país”, revelou Hoegenn. "O Ciclo não permaneceria tanto tempo sendo realizado se não contássemos com a participação dos gestores como os aqui presentes”, concluiu. 

Em Navegantes, participaram da cerimônia de abertura o prefeito da cidade, Libardoni Lauro Claudino Fronza, o prefeito de Balneário Piçarras e presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Tiago Maciel Baltt, e o secretário executivo da Amfri, Daniel Cecílio Neves. 

Foto:  Maurício Vieira, Acom, TCE/SC 

 

Acompanhe o TCE/SC:
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC   
YouTube: Tribunal de Contas SC   
Instagram: @tce_sc   
WhatsApp: (48) 98809-3511   
Facebook: TribunalDeContasSC  
Spotify: Isso é da sua conta  
TikTok: @tce_sc  
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina  
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina  

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques