A evolução da jornada de modernização do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) foi objeto de apresentação no Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação das Instituições de Controle (Enastic Controle 2025). A abordagem foi feita pelo assessor de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação (Aget) e CIO do TCE/SC, Jairo Wensing, nesta sexta-feira (15/8) de manhã, em Brasília.
Na oportunidade, o assessor da Aget destacou que o processo de transformação digital foi iniciado em 2019, na presidência do conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, e consolidado e aprimorado na atual gestão, conduzida pelo presidente Herneus João De Nadal. Salientou que, com visão estratégica, o TCE/SC estruturou uma governança robusta e adotou tecnologias exponenciais para fortalecer o controle externo e potencializar a entrega de valor público.
Entre as tecnologias utilizadas, Wensing citou o uso do data-driven (orientado por dados), do Big Data, da Inteligência Artificial (IA), de RPA — ou automação robótica de processos — e do Blockchain, para ampliar a capacidade de análise, automatizar processos complexos, antecipar riscos e dar mais tempestividade às ações de fiscalização. “Essa abordagem tem reduzido custos, aumentado a produtividade e potencializado o impacto social das fiscalizações”, afirmou, ao registrar o desenvolvimento do VigIA, com o uso de IA, para análise de editais de licitação.
Para o assessor da Aget, a transformação digital no setor público exige mais do que tecnologia. “O avanço das tecnologias da informação exponenciais, como a IA, vai cada vez mais impactar a forma de atuação dos Tribunais de Contas. E a governança das tecnologias da informação é imprescindível, pois tecnologia sem governança é risco”, disse. “Tecnologia com governança é valor público”, enfatizou.
Diante disso, informou que a estrutura de governança da Corte de Contas catarinense é composta por comitês estratégicos, como o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), o Comitê Gestor de Segurança da Informação e Proteção de Dados (CGSIPD), o Comitê de Inovação (CITC) e a Vertical de Inteligência Artificial (VIA). Segundo ele, esses fóruns trabalham de forma integrada para assegurar que cada projeto tecnológico esteja ancorado em princípios de transparência, eficiência e efetividade.
“Com essa estratégia contínua e de longo prazo, o TCE/SC consolida-se como um Tribunal da Governança Pública, unindo inovação tecnológica, inteligência de dados e governança sólida para entregar resultados concretos, promover a transparência e fortalecer a boa gestão pública em Santa Catarina”, ressaltou.
Organizado pelo J. Ex, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e com a Controladoria-Geral da União (CGU), o evento reuniu ministros, gestores públicos e especialistas para discutir o papel da tecnologia na modernização do controle externo, de 13 a 15 de agosto, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa.
Acompanhe o TCE/SC:
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies