menu

TCE/SC apresenta experiência com IA e inovação na gestão pública no 12º Inovar SC

sex, 24/10/2025 - 16:23
Resumo em linguagem simples

O TCE/SC abriu o Inovar SC 2025 destacando a inovação como meio para melhorar a gestão pública. O evento reuniu especialistas para debater tecnologia, impacto social e inclusão. O painel do Tribunal mostrou como dados e inteligência artificial, por meio do uso da ferramenta VigIA, por exemplo, fortalecem a transparência e o controle. A iniciativa reforça o compromisso do TCE/SC com eficiência, inovação e serviço à sociedade.

Foto do conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior falando do púlpito. Atrás dele as bandeiras de Santa Catarina, do Brasil e do TCE/SC.

“Inovar não é um fim em si mesmo, é o meio para cumprir melhor nossa missão constitucional e consolidar o propósito de sermos, cada vez mais, o Tribunal da Governança Pública catarinense.” Assim, o corregedor-geral do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, abriu a 12ª edição do Inovar SC 2025, na sede da Corte de Contas. O conselheiro reforçou o entendimento do TCE/SC com relação à inovação no setor público. “Inovar para nós é servir melhor, com responsabilidade, com qualidade técnica e com visão de futuro”, finalizou Adircélio.  

“Esses instrumentos [de inovação] são essenciais para que façamos o controle externo. Eles dão a base para que nossos servidores possam desenvolver suas atividades, fazendo um acompanhamento de forma concomitante e prévia das licitações, dos contratos e de todos os atos administrativos que estão sob nossa responsabilidade”, destacou o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, que também marcou presença no evento.   

Foto do palco do TCE/SC, à esquerda, o presidente conselheiro Herneus De Nadal fala do púlpito. O evento de inovação, tecnologia e impacto social reuniu mais 12 palestrantes, entre eles especialistas, gestores públicos, empreendedores e lideranças do terceiro setor para debater o papel da inovação como ferramenta de transformação social e desenvolvimento sustentável. Ao longo dia, foram apresentadas iniciativas que unem os diversos segmentos da sociedade em prol da geração de renda, da qualificação profissional e de inclusão produtiva em Santa Catarina. 

Painel TCE/SC 

Com o tema “O uso de dados: tecnologia e inteligência artificial a serviço do cidadão”, os auditores fiscais de Controle Externo do TCE/SC Tatiana Custódio, coordenadora do Laboratório de Inovação (Lince), e Alessandro Marinho, coordenador de iniciativas de inteligência de dados aplicadas ao controle público da Diretoria de Informações Estratégicas (DIE), apresentaram uma visão prática e estratégica sobre como a tecnologia pode estar a serviço da população, fortalecendo o papel do Tribunal como órgão indutor da transparência, inovação e eficiência na gestão pública catarinense. 

Foto do placo do TCE/Sc. A esquerda a coordenadora do LINCE, Tatiana Custódio fala ao microfone. Ao seu lado, o auditor fiscal da DIE Alessandro Marinho. Em sua apresentação, a coordenadora do Lince destacou a definição, pelo TCE/SC, da inovação como ferramenta de transformação da Instituição. Exemplo disso é o estímulo à cultura de inovação no setor público, e o apoio à transformação digital da administração pública. Entre as iniciativas do Tribunal, Tatiana ressaltou a Política de Inovação, a Mesa de Consensualismo, o Laboratório de Inovação, o Laboratório de Obras, o trabalho em rede, por meio da InovaGov, a Vertical de inteligência artificial e o VigIA. 

Alessandro Marinho falou sobre o VigIA, ferramenta de inteligência artificial do TCE/SC que permitirá, quando em pleno funcionamento, a análise de 100% dos editais de licitação lançados pelos 295 municípios catarinenses e pelo governo do Estado. “O TCE vem se estruturando há anos para poder estabelecer uma hiperconexão com os cidadãos a partir das nossas próprias ações, seja por meio de inteligência artificial ou por meio do uso de dados de forma estratégica. Por isso, o nosso propósito como órgão público é poder entregar valor para a sociedade, por meio de auditorias, inclusive da parte de uso de dados, por exemplo”, destacou Alessandro.   

Parcerias 

A iniciativa é promovida pela Associação Empresarial de Comunicação Digital de Santa Catarina (Aecodi SC), pelo Instituto Catarinense de Inovação Social e pelo Inovar AG, com apoio de entidades catarinenses, como a Associação Catarinense de Tecnologias (Acate), a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A (Badesc), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE), a Federação das Indústrias (Fiesc), o Conselho Regional de Administração (CRA/SC), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), entre outras instituições parceiras. 

 

Crédito das fotos: Guto Kuerten e Douglas dos Santos (Acom -TCE/SC)

  

Acompanhe o TCE/SC:  
Portal: www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC   
YouTube: Tribunal de Contas SC   
Instagram: @tce_sc   
WhatsApp: (48) 98809-3511   
Facebook: TribunalDeContasSC  
Spotify: Isso é da sua conta  
TikTok: @tce_sc  
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina  
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques