menu

2ª Oficina integra 3ª fase do Projeto do Redesenho do TCE

qua, 29/07/2009 - 00:00

     O Tribunal de Contas do Estado promove, de 28 a 30/07, das 13 às 18h30, a 2ª Oficina de Redesenho, nas dependências da UNISUL, no centro de Florianópolis. É mais uma etapa dos trabalhos de redesenho dos processos finalísticos do TCE — observar, analisar, debater sobre as propostas de redesenho e validar a versão final. 
Participam do evento, que integra a terceira fase do mapeamento e redesenho dos principais processos de controle externo, consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que coordenam as oficinas de trabalho, a Equipe Interna do TCE (EI), além dos colaboradores — servidores dos gabinetes de conselheiros, do Corpo Especial e das diversas unidades do Órgão — que participaram da 1ª Oficina realizada no começo de julho.  
     “A presença e participação de todos aqueles que estiveram na primeira Oficina é de extrema importância, bem como a de outras pessoas que podem contribuir com o objetivo maior desse projeto, ampliando os debates e as contribuições e oportunidade de manifestação”, reafirmou o diretor de Planejamento e Projetos Especiais (DPE), Cláudio Cherem de Abreu.
     A idéia da FGV e da EI do TCE, nos três dias do encontro, quanto à escolha do método de trabalho — criar grupos de análise com a participação de servidores de diversos perfis profissionais — é permitir uma integração geral das pessoas que trabalharam na 1ª Oficina, bem como de outras que atuam pela primeira vez no processo, possibilitando, assim, colher suas observações em todos os demais fluxos de forma sistêmica.
     Provocar a análise crítica desses colaboradores apontando para eventuais problemas ainda remanescentes e ou soluções não sugeridas; buscar sinergias entre as atividades e fluxos; e proporcionar o retorno do que foi realizado na 1ª Oficina estão entre os resultados esperados pelos organizadores. Segundo o Professor José Bento Amaral Junior da FGV, “essa etapa deve também gerar um ambiente ampliado de oportunidades para manifestações gerais e espontâneas e de discussões visando à aprovação das propostas e validação por esse grupo ampliado de pessoas”.

Sugestões
     As sugestões do público interno sobre os processos de controle externo, enviadas através do formulário eletrônico disponível na Intranet do Tribunal de Contas, também serão consideradas durante esta etapa do Projeto.
Segundo o Plano de Ação dos consultores, ao final do terceiro dia de trabalho, todos os 15 processos de controle externo — fluxos — que já tinham sido mapeados e redesenhados na 2ª etapa deverão estar validados pela equipe do Redesenho, FGV e EI do TCE.
    O evento tem a coordenação logística operacional do Instituto de Contas do TCE.
    Com o redesenho, o TCE espera racionalizar os principais processos de controle externo e, conseqüentemente, reduzir o tempo de análise e o julgamento das matérias, proporcionando uma resposta mais rápida à sociedade. A previsão é que o projeto de redesenho seja concluído até o fim de 2009 e que os novos procedimentos comecem a ser adotados já em 2010.

Saiba mais :
     O TCE catarinense é o segundo Tribunal de Contas do país a iniciar o redesenho — o primeiro foi o Tribunal de Contas da União. O redesenho dos procedimentos de controle externo é um dos subcomponentes do Promoex (Programa de Modernização do Controle Externo de Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros), que deve ser executado por todos os tribunais de contas que aderiram ao Programa — um total de 30. Vale lembrar que, em 2002, a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP), fez um diagnóstico sobre os trabalhos dos TCs e recomendou às cortes de contas a revisão de seus procedimentos de controle externo.
     O programa, co-financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, é coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, pelo Instituto Rui Barbosa – associação civil dos tribunais de contas do país – e Secretaria de Gestão do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão.
 

Histórico dos trabalhos:
02 a 10/02 – elaboração, discussão e aprovação do Plano de Ação
11/02 – palestra de sensibilização dos servidores, com apresentação do projeto
17 e 18/02 – capacitação de servidores para mapeamento de processos
19/02 a 16/03 – identificação dos macroprocessos (atividades estratégicas de extrema importância para o entendimento do funcionamento da instituição; respondem por um resultado específico e têm perfeitamente definidos, e sob sua gestão, os objetivos a serem atendidos e os meios necessários para a obtenção dos resultados)
20/03 a 03/06 – mapeamento dos processos finalísticos (de controle externo) do Tribunal
07/07 a 09/07 – 1º Oficina do Redesenho - sugestão de melhoria dos atuais processos de trabalho
14/07 - explanação sobre o andamento das atividades do Projeto de Redesenho referente aos processos finalísticos deste TCE/SC
13/07 a 24/07 – FGV e Equipe Interna do TCE fazem análise da metodologia para dar continuidade aos trabalhos de redesenho dos processos finalísticos do TCE
28/07 a 30/07 – 2ª Oficina do Redesenho – análise crítica do material discutido na 1ª oficina, identificação de eventuais problemas ainda remanescentes e apresentação de soluções não sugeridas. Oportunizar um ambiente ampliado para manifestações gerais e espontâneas e de discussões visando a aprovação das propostas e validação pelos participantes da oficina.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques