menu

Emoção e divertimento nas comemorações pelo Dia do Servidor

ter, 01/11/2011 - 00:00

Por Isabela Ribas Cesar Portella e Magda Audrey Pamplona

Clap, clap, clap, clap, clap, clap!!! As palmas são para todos os que de alguma forma participaram da Semana do Servidor, seja como espectador, artista ou organizador, já que palavras não definem exatamente os momentos vivenciados, que foram da descontração à emoção. As homenagens pelo dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, ocorreram de segunda a quinta-feiras passadas (24 a 27/10). “Nesta semana vamos ter a parte social, os relacionamentos e as amizades aperfeiçoados. Vamos ter uma semana mais leve”, já previa o presidente Luiz Roberto Herbst, na abertura oficial do evento.

O primeiro dia de atividades começou com o Coral Hélio Teixeira da Rosa homenageando os servidores, com canto e encanto. Integrantes da Comissão de Gestão de Pessoas e da diretoria da ASTC, juntamente com o presidente, parabenizavam o público interno, com a entrega de bombons, sinalizando a doçura da semana que estava por vir.

A energia positiva contagiou. Basta lembrar da empolgação com que a colega Isabela, da Acom, entrou no TCE/SC, embalada por uma folclórica cantiga do boi de mamão. O susto ao se deparar com a quantidade de pessoas que prestigiavam a apresentação no hall de entrada foi grande, mais ainda quando deu de cara com o presidente. Não dava pra voltar atrás. Mas fique calma, Isabela, as imagens não foram parar no youtube.

A segunda-feira encerrou com uma homenagem aos servidores, com a apresentação de fotos, enviadas pelas diretorias. Algumas causaram burburinho, por relembrarem décadas em que as roupas e os cabelos tinham outro estilo, né, meninas da DMU Maria do Carmo e Teresinha? Em outras, podemos apreciar o corpo esbelto de nossos colegas em outras épocas, como o do Davi, do Icon. É, o tempo passa... A foto do goleiro do Figueirense também foi comentada. Muitos foram perguntar à servidora Magda se ela o conhecia. “Não, eu o entrevistei num evento da campanha ‘O que você tem a ver com a corrupção?’, do qual o TCE/SC participava, e depois aproveitei para tietar.” Mas a mais festejada foi a fotografia de perfil do colega Tancredo, da Acom, por que será?

A mostra de talentos musicais dos servidores continuou na terça-feira, com a apresentação de Dirso Anderle (DLC), Sandro Luiz Nunes (COG), Luiz Alexandre Steinbach (DMU), Edu Marques Filho (DMU) e Nilton dos Santos (DAF), que cantaram do folk music ao rock nacional e internacional. O dia também teve teatro, com a Trupe dos Clowneanos, do Núcleo Espírita de Artes (NEA), e a peça “Uma incrível história para lá de normal”. O grupo, com cinco clowns (palhaços atípicos), divertiu os presentes ao encenar alguns episódios de paranormalidade verificados ao longo da história. Quem não deu risada com a “Joana D´arc” tentando apagar com sopros o fogo de papel celofane, cujas chamas iam subindo conforme outros dois palhaços (naquele momento contra-regras) sacudiam as folhas amarelas, vermelhas e alaranjadas.

O servidor da Acom Rogério Felisbino da Silva, com seu jeito quieto, surpreendeu a todos, revelando seu talento como ator, já que muitos conheciam apenas seu lado coralista e escritor. “Faço parte do NEA há 23 anos e nunca, numa apresentação, eu fiquei tão nervoso como hoje”, confessou, ao término do espetáculo. Afinal, pela primeira vez o público era composto por seus colegas de trabalho.

Agentes secretos
Na quarta-feira, dois engravatados, com cabelos perfeitamente penteados com gel, chamaram a atenção do público que foi prestigiar a Banda Descontrole Interno. Seriam investidores interessados em revelar para show business o talento dos nossos colegas Adjamour Alves Pereira, o Dedé (DIN), Edú Marques Filho (DMU), Ricardo José da Silva (DMU), Osvaldo Faria de Oliveira (DAE), Jânio Quadros (DAE) e Marcelo Brognoli da Costa (gabinete de conselheiro)? Ah, então deviam ser os empresários do Sidney Magal, que fez uma participação especial no evento. Também não!

Falando em participação especial, além de Magal, a plateia pode aplaudir os colegas da DAF Robison Antônio Perotto e Nilton dos Santos, conhecido também como Niltinho ou Freddie Mercury do TCE/SC. Mercury, quer dizer, Nilton, foi ovacionado. Calma, Nilton, não se empolgue, nem deixe o sucesso subir à cabeça, pois na verdade os colegas atenderam a um pedido do Dedé, que ao fundo pediu palmas. Além do público interno, amigos e parentes dos servidores se divertiram com a apresentação. Ah, quanto aos dois engravatados, eles eram na verdade um irmão e um amigo do Osvaldo.

No final da tarde, foi a vez de conhecermos “As Aventuras de Darci”, “quê mãe?”. Interpretado pelo músico do grupo Dazaranha, Moriel Adriano da Costa, o personagem Darci, com “i”, e não com “y”, por que senão seria Darcipsylon, entreteve o público. Contando “causos”, com linguagem típica de quem nasceu e morou a vida inteira em Florianópolis, Darci arrancou risadas dos presentes ao auditório, que ficou lotado.

Encerramento apoteótico
Na radiante quinta-feira, o sol também brilhou em nossos corações, ao sermos brindados com vozes que cantaram músicas da Ilha de Santa Catarina, canções nacionais e internacionais. No início da tarde, a sensibilidade e o profissionalismo do tenor Rogério Guilherme de Oliveira e do pianista Luiz Gustavo Zago, que organizaram e apresentaram o Show Recortes, mostrou que a música é mesmo o alimento da alma.

O espetáculo de uma hora teve a participação de coralistas, de integrantes da banda Descontrole Interno e de servidores que costumam participar da Sexta Sonora. Cristina de Oliveira Rosa Silva, a Cristininha, surpreendeu cantando em quatro línguas: um fado português, uma música popular francesa e depois, acompanhando Rogério Guilherme, "Con te partirò" ("Com você eu vou deixar"), uma clássica canção italiana, que teve trechos cantados também em inglês.

A apresentação da Ave Maria, de Schubert, por Rogério Guilherme e Dedé, foi pura emoção e levou a plateia às lagrimas. A clássica "Yesterday", de John Lennon & Paul McCartney, interpretada pelo nosso Luciano Pavarotti e alguns integrantes do coral, contagiaram todos. Em dupla com Niltinho, Rogério ainda cantou "Perhaps Love", de John Denver. O auditório ficou lotado até a última nota musical.

Num intervalo entre uma música e outra, a cerimonialista Maria Thereza, da Acom, leu um texto em homenagem ao público interno a pedido de Rogério Guilherme, que é seu colega de setor. “Aliar aos anseios da população sua satisfação profissional e pessoal, enquanto executa com eficiência suas atribuições, em consonância com preceitos éticos e legais, pode constituir-se na maior conquista de um servidor público”, dizia um dos trechos, declamados pela nossa yellow beautiful woman, como definiu o personagem Darci, com voz de veludo, como elogiou Rogério Guilherme.

“Nem só de pão vive o homem. Vivemos de emoção”, enfatizou o colega da SEG Gerson Luiz Tavares ao fazer um balanço dos eventos da semana. Com a palestra “Desenvolvimento Pessoal e Motivação”, ele encerrou a série de atividades programada para homenagear os servidores. “Foram dias diferentes de sensibilidade, graça, beleza e emoção”, resumiu.

Com 35 anos de Casa, os servidores mais antigos — Ailton Jose Dutra (DCE) e Edio Antonio dos Santos (gabinete de conselheiro) — foram lembrados. Os dois ingressaram no Tribunal em 9 de fevereiro de 1976. É tempo!

A ASTC ainda homenageou a todos com a leitura de uma mensagem alusiva ao Dia do Servidor Público e o sorteio de cestas “happy hour” para os associados. Um café, que já havia sido servido pela manhã, para os funcionários daquele turno, encerrou a Semana do Servidor e o expediente daquele dia.

Durante a semana, também se destacaram as atividades “Arte no TCE” e “Conhecendo melhor o TCE/SC”. A primeira expôs trabalhos artesanais de servidores. A segunda consistiu na visita de um grupo de servidores aos diversos setores do TCE/SC para conhecer a rotina e o trabalho de colegas, com o objetivo principal de promover a integração entre o público interno.

“Espero que a gente possa se encontrar sempre para comemorar com muito orgulho nossa condição de servidor público”, disse Cristininha, da Comissão de Gestão de Pessoas, no encerramento da Semana. A coordenação das atividades foi do Grupo, que contou com o apoio na organização, do Instituto de Contas, da Assessoria de Comunicação Social, da Assessoria Militar, do Departamento de Infraestrutura e da ASTC.

Para quem ficou curioso e quer ver como foi a Semana ou relembrar os momentos de confraternização, as fotos ficarão disponíveis, até 30 de novembro, no servidor no endereço \\fileserver\Publico\Fotos\20111023_Semana_do_Servidor. E eu, Magda, espero descobrir algum talento artístico até o ano que vem para não ser apenas espectadora dos eventos. Por enquanto, compartilho, junto com minha colega Isabela, o talento da escrita. Espero que tenham gostado do texto.

Crédito das fotos: Douglas Santos, Magda Audrey Pamplona e Sandra Mara Cidade Gentil

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques