menu

Encontro nacional de auditores debate, em Brasília, uso da tecnologia da informação

qua, 29/05/2013 - 17:14

Nos dias 6 e 7 de junho, o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) realizam o II Encontro Nacional de Auditores de Tecnologia da Informação (Enauti). O evento ocorrerá no auditório do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio eletrônico, nos sites www.irbcontas.org.br e www.tc.df.gov.br, até o dia 3 de junho.

programação, que contempla temas sobre Governança, Segurança e Contratação de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), é voltada a servidores envolvidos com a Auditoria de TIC, no âmbito dos Tribunais de Contas, Órgãos Centrais de Controle Interno e demais Órgãos e Entidades Governamentais.

“No evento serão abordados temas de procedimentos afetos à fiscalização da gestão e do uso da tecnologia da informação e comunicação pela Administração Pública”, destacam os presidentes Severiano José Costandrade de Aguiar, do IRB, e Inácio Magalhães Filho, do TCDF, em ofício enviado ao presidente do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas Junior. Segundo eles, o assunto é pertinente por favorecer “o incremento da política de estreitamento das relações entre as equipes de auditoria de tecnologia da informação e a constituição de um fórum de cooperação interinstitucional”.

A programação prevê a realização de palestras, paineis e mini-cursos. Destaque para a palestra “Diagnóstico da Informatização dos Tribunais de Contas com relação aos Sistemas para o Controle Externo”, que será ministrada, no dia 7, às 14 horas, pelo analista de controle externo e subdiretor da 13ª Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE), José Auriço Oliveira. Também no dia 7, haverá o painel “Atuação em Conjunto dos TCs para Fiscalização de TIC”, marcado para as 16h45min. No dia 6, serão proferidas quatro palestras. Em uma delas, às 10 horas, o diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Raphael Mandarino Júnior, abordará o tema “Segurança da Informação e Comunicação no Âmbito da Administração Pública Federal”.

Entre os nove palestrantes, quatro são representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) que atuam em alguma Secretaria de Fiscalização de TI: Carlos Alberto Mamede Hernandes, diretor na 1ª Secretaria; Daniel Jezini Netto, diretor na 2ª Secretaria; Márcio Rodrigo Braz e Wesley Vaz Silva. Outros dois são servidores de tribunais estaduais: José Auriço Oliveira, do TCE/CE, e Flávio José Fonseca de Souza, diretor do Núcleo de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCDF.

Também estão entre os palestrantes, Claudio Chauke Nehme, especialista em Inteligência Estratégica e Gestão do Conhecimento, Leandro Pfeifer, que atuou como consultor responsável pela implantação do projeto de governança de TI do Supremo Tribunal Federal e dos Correios e em projetos de segurança do TCU e Ministério da Saúde, e Raphael Mandarino Júnior, da Presidência da República.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (63) 32325953, do IRB, ou (61) 33142134, do TCDF.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques