Otimizar o tempo, facilitar a navegação e melhorar as condições de acessibilidade foram atributos que orientaram o desenvolvimento do projeto da nova Intranet do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). O ambiente, que entrou no ar no dia 15 de setembro, apresenta leiaute intuitivo, menu mais enxuto e uma única interface, para acesso a notícias, informações funcionais, conteúdos corporativos e sistemas do TCE Virtual. O mecanismo de busca dos conteúdos publicados pela Agência TCE/SC, instalado no cabeçalho da página principal, e o recurso de acessibilidade, que permite a ampliação das fontes em todas as telas — inclusive na homepage —, são facilidades oferecidas.
O menu vertical da página de abertura apresenta nove seções, organizadas por ordem alfabética. Elas são identificadas por ícones, que favorecem a navegação, a exemplo do espaço “Servidor”, seguindo o modelo de construção do Portal do TCE/SC.
No ícone da “Biblioteca”, está disponível a consulta ao Sistema Sophia, Diário Oficial Eletrônico do Estado, Digital Fórum (Plataforma Fórum de Biblioteca Digitais), Digital RT (Revista dos Tribunais Online) e Web Zênite (Licitações e Contratos).
Para propiciar o compartilhamento de conteúdos de interesse corporativo, foi criada a seção “Documentos Institucionais”, onde, atualmente, está disponível o Relatório Final do Marco de Medição de Desempenho – Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (MMD-QATC) e o Relatório Individual do Levantamento de Governança Pública e de Governança e Gestão das Aquisições. Em seguida, o menu traz os ícones para acesso ao Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC (DOTC-e) e a informações sobre a validade dos certificados eletrônicos do público interno (e-CPF).
A consulta à “Jurisprudência”, à “Legislação” e ao “Planejamento Estratégico 2013-2016” do TCE/SC também se dá por ícones no menu vertical, a exemplo dos “Relatórios de Atividades” — mensais, bimestrais, trimestrais e anuais da Instituição — e do sistema de “Webmail” dos usuários internos.
Há três caminhos para o público interno — conselheiros, auditores substitutos de conselheiros, servidores, terceirizados e estagiários — acessar a nova página. O primeiro é digitar o endereço do ambiente virtual (http://virtual.tce.sc.gov.br/web/#/intranet/home/principal) no navegador — Chrome e Mozilla Firefox. O segundo é clicar no link Intranet, na linha cinza, no topo da página de abertura do Portal do TCE/SC (http://www.tce.sc.gov.br/). O terceiro, exclusivo para os servidores, conselheiros e auditores substitutos de conselheiros, é por meio do ícone do TCE Virtual, disponível no cabeçalho da homepage da Instituição. Em seguida, basta inserir as informações de usuário e senha, sem a necessidade de repetir tal operação ao longo do dia.
O coordenador de Desenvolvimento e Manutenção de Aplicativos da Diretoria de Informática (DIN), Wallace da Silva Pereira, lembra que, caso o servidor deixe de utilizar o computador por uma hora, o login será expirado automaticamente, por medida de segurança.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies