A equipe de ginástica laboral da empresa Stafetta, que presta serviço ao TCE/SC, vai oferecer nesta quinta-feira (30/10), a partir das 13h30, uma série de ações lúdicas e voltadas à saúde física, em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro. As atividades “bola maluca”, “zumba divertida”, “bastões flutuantes” e “pilates solo” serão realizadas no hall do prédio novo, em horários pré-determinados (Quadro 1). Também serão realizadas avaliações físicas e alongamentos individualizados.
A avaliação física, com a nutricionista Hariane Correa, e os alongamentos ocorrerão por meio de senhas distribuídas a partir das 13h30, no local do evento. Para que os interessados consigam participar das ações de forma confortável, a sugestão dos profissionais da Stafetta é que utilizem roupas adequadas à prática de atividades físicas.
Tribunal de Cantos
Ainda em homenagem ao dia do servidor, o Coral Hélio Teixeira da Rosa apresentará, às 17h30, no auditório novo, o espetáculo “Tribunal de Cantos”, que, além de trazer um repertório diversificado, contará com algumas participações especiais. O servidor Rogério Guilherme de Oliveira, tenor e ex-regente do Coral, acompanhado pelo pianista Luiz Gustavo Zago e pelo funcionário terceirizado Luiz Henrique dos Santos Júnior, da Secretaria-Geral, cantarão “Amor de Índio” (Beto Guedes e Ronaldo Bastos), “Canção da América” (Milton Nascimento e Fernando Brant) e “Bola de Meia, Bola de Gude” (Milton Nascimento e Fernando Brant). Já o regente Giovane Cascaes Pacheco cantará com os filhos Sara e Nisael a música “O ar que eu respiro”, cuja letra e música são de sua autoria (Quadro 2).
Saiba Mais: O que é ginástica laboral?
É a prática de atividade física durante intervalos inseridos na jornada de trabalho especificamente para auxílio na prevenção de doenças ocupacionais e promoção do bem-estar do trabalhador. É composta de exercícios de compensação aos movimentos corporais repetitivos próprios das ações laborais e às posturas inadequadas assumidas durante o período de trabalho. |
Fonte: http://stafetta.com.br/ginastica-laboral/
Quadro 1: Programação das atividades oferecidas pela empresa Stafetta
14 horas - Bola Maluca Movimentos de deslocamento tanto lateral quando frontal e movimentos de dança, melhorando o aspecto corporal, agilidade, flexibilidade, coordenação motora e principalmente a integração e a sociabilização entre os praticantes. 15 horas - Zumba divertida A prática estimula o tônus muscular, melhora a coordenação motora, alivia a tensão pré-disposta para dores articulares, melhora a amplitude pulmonar (a respiração) e ainda inibe o estresse do dia-a-dia. 16 horas - Bastões flutuantes Movimentos de fortalecimento muscular e ao mesmo tempo de diversão. Dançar com determinados materiais proporciona estímulo corporal, desinibição, prazer e descontração, além de fortalecer o convívio diário entre os participantes. 17 horas - Pilates solo Trabalha fortalecimento muscular, respiração, postura e relaxamento.
Horários individualizados: Avaliação física (Índice de Massa Corporal, Circunferência da cintura, e bioimpedância — % de gordura e gordura visceral). Alongamento individual |
Fonte: Stafetta
Quadro 2: Repertório da Apresentação Tribunal de Cantos
Músicas: “Amor de Índio” (Beto Guedes e Ronaldo Bastos) “Canção da América” (Milton Nascimento e Fernando Brant) e “Bola de Meia, Bola de Gude” (Milton Nascimento e Fernando Brant). Intérpretes: Rogério Guilherme de Oliveira, servidor do TCE/SC, tenor e ex-regente do Coral, e o funcionário terceirizado Luiz Henrique dos Santos Júnior, da Secretaria Geral, acompanhados pelo pianista Luiz Gustavo Zago.
Músicas: “Libertango” (Astor Piazzolla) e “Il Postino” (Luis Enriquez Bacalov), do filme O Carteiro e o Poeta. Intérprete: maestro e servidor aposentado do Tribunal Altair De Bona Castelan
Música: “Sorte” (Caetano Veloso). Intérpretes: coralistas Nilton dos Santos, servidor da DAF, e Gláucia da Cunha, da DAE.
Música: “Tudo que se quer” (versão em português da música de Andrew Weber), do musical “O Fantasma da Ópera”. Intérpretes: coralista Cristina Rosa, servidora da DAF, e o regente do coral Giovane Pacheco.
Música: “O ar que eu respiro” (letra e música de Giovane Pacheco). Intérpretes: regente do coral Giovane Pacheco e seus filhos Sara e Nisael.
Músicas: “Chega” (João Carlos de Souza e arranjo vocal de Maurício Soares), “Meu bem querer” (Djavan e arranjo de Eduardo Carvalho) e uma seleção de sambas (“Samba da minha terra”, de Dorival Caymmi, e “Samba do Arnesto”, de Adoniran Barbosa, com arranjo de Giovane Pacheco). Intérprete: Coral Hélio Teixeira da Rosa. |
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies