menu

Teatro musical traz a “Broadway” para o novo auditório do TCE/SC

qua, 28/11/2012 - 14:18
Teatro musical traz a “Broadway” para o novo auditório do TCE/SC

Os fãs dos musicais, formato dramático que associa interpretação, canto e dança, terão a oportunidade de assistir a estreia de um espetáculo inspirado em cenas inesquecíveis de grandes sucessos do teatro musical. “Recortes da Broadway” será apresentado, nesta quinta-feira (29/11), às 17h30, no auditório do novo edifício-sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina, dentro da programação  comemorativa dos 57 anos do TCE/SC.

A apresentação, para o público interno, terá a participação especial das sopranos Rute Gebler e Cláudia Todorov e do tenor Thompson Magalhães, entre 45 cantores-atores e bailarinos que vão trazer a “Broadway” para o palco no novo auditório. A maioria dos cantores integra grupos da cena cultural de Florianópolis, como o Estúdio Vozes e a Cia Grito, que venceu, em 2011, o concurso de corais da TV Xuxa, da Rede Globo de Televisão (Serviço).  
 

“Recortes da Broadway” reúne 17 cenas de nove musicais que fizeram ou ainda fazem sucesso nos palcos da famosa Avenida de Nova York, como “Evita” — em cartaz, nos Estados Unidos, com Ricky Martin no papel de Che Guevara — e o “O Fantasma da Ópera”, ambos concebidos por Andrew Lloyd Webber. Trechos de outras peças célebres como “Os Miseráveis”, “Cabaret”, “Chigago” e “West Side Story” também serão encenados. Todo o espetáculo será apresentado com versões das canções em português. Apenas uma cena de “Singing in the rain" (“Cantando na Chuva”), um ícone do gênero musical, que completa 60 anos, em 2012, estrelado por Gene Kelly no cinema, será levado à cena em inglês (Saiba mais).
 

A direção cênica e a coreografia são da bailarina, coreógrafa e mezzo-soprano Manoella Vieira da Silva, que também será intérprete da canção “Se tu faz pra Mama”, do musical “Chicago”. Os pianistas Luiz Gustavo Zago e Marcos Rocha assinam a direção instrumental da realização, que tem o apoio cultural do Estúdio Vozes e do Coral Hélio Teixeira da Rosa — formado por servidores e amigos da Corte de Contas catarinense — representado por sete de seus 25 coralistas na estreia desta quinta-feira.   
 

Rute Gebler e Cláudia Todorov — que já respondeu pela preparação vocal do Coral do Tribunal de Contas — vão reviver suas performances como a vendedora de flores, de “My Fair Lady”, e a noviça, de “A Noviça Rebelde”, das edições do “Vozes da Primavera”, apresentadas no Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, em 1998 e 1999, respectivamente. Thompson Magalhães encarna o fantasma, num trecho de “O Fantasma da Ópera”, ao lado de Glaci Refosco, no papel de Christine, a jovem soprano que desperta a obsessão do enigmático maestro desfigurado, numa das mais cultuadas superproduções da história do teatro musical norte-americano.
 

A produção e a direção geral do “Recortes” são do tenor catarinense Rogério Guilherme, que é servidor do TCE/SC e foi o primeiro regente do Coral Hélio Teixeira da Rosa. O tenor também sobe ao palco, nesta quinta-feira, no papel de “Che” junto com coro, num dos números de “Evita”, relembrando sua participação como solista, na edição de 2000, do espetáculo “Vozes da Primavera”, também encenado no Teatro Ademir Rosa. Em outro trecho de “Evita”, a soprano Patrícia Ribeiro traz à cena o personagem da própria líder política argentina, Eva Péron, na interpretação de “Não chores por mim, Argentina”, uma das canções mais conhecidas do musical.
 

A contralto Luciana Santaella Malaguti, presidente do Estúdio Vozes, vai viver o mesmo papel de Cláudia Raia na música tema de “Cabaret” e a soprano Elisabeth Cantelli interpretará a canção “Eu tive um sonho”, de “Os miseráveis”, que projetou Susan Boyle, no televisivo britânico “Britain’s Got Talent”, em 2009. 
 

A soprano Cristina de Oliveira Rosa Silva, servidora do TCE/SC, se apresentará com um trio e trará ao palco do novo auditório a canção “Tão Bonita”, do musical “West Side Story”. Inspirada no clássico “Romeu e Julieta”, a peça é ambientada na Nova York dos 60, tendo como fio condutor o mundo das gangues da cidade.
 

Também integra o programa do espetáculo, entre outros números do teatro musical, a canção “Na Rua Onde Ela Mora”, de “My Fair Lady”,  que terá a interpretação do tenor Jony Arantes. O tenor também participou de montagens do “Vozes da Primavera”, espetáculo promovido pelo Estúdio Vozes, criado em 1991, pela soprano Rute Gebler,  com o objetivo de promover o desenvolvimento da voz cantada em diferentes estilos — da  música popular brasileira e internacional à música erudita e operística.
 

“Ao lado de cantores experientes, eu estou vendo surgir, aqui, uma nova geração de artistas no campo da música, da dança e das artes visuais”, considera Rute Gebler, ao demonstrar seu entusiasmo com o resultado alcançado por todos que estão participando do “Recortes da Broadway”. 

 

Desafio
 

“Desde 24 de setembro, todas as segundas e quartas-feiras, o grupo ensaia o ‘Recortes da Broadway’ com o firme propósito de vencer o desafio da escassez de tempo, para transformar um espaço destinado a solenidades e palestras em um palco de onde emergirão personagens, situações, diálogos musicais e coreográficos, para despertar emoções no público que estiver presente, e fazer parte da nova história do Tribunal de Contas de Santa Catarina”. 
 

A manifestação do diretor-geral, Rogério Guilherme, resume bem a motivação que manteve os integrantes do espetáculo unidos e focados no objetivo comum que se concretiza, nesta quinta-feira, com a estreia do “Recortes da Broadway”, também programado para subir ao palco do Teatro Ademir Rosa, no CIC, no dia 12 de dezembro, às 21 horas.

 

Saiba mais :
As sinopses dos musicais que inspiraram o “Recortes da Broadway”: 

Cabaret – Originalmente produzido na Broadway em 1966, o musical de John Kander tem como pano de fundo a ascensão do nazismo. A vida noturna de Berlim é retratada através do cabaré Kit Kat Klub, onde a cantora Sally Bows é a estrela principal. 
 

Chicago – No musical de John Kander, passado na frenética Chicago dos anos 1920, as histórias de vida de presidiárias se entrelaçam ao ritmo do jazz. 
 

West Side Story – A história de um amor impossível entre uma jovem latina e um rapaz descendente de europeus tem como inspiração o clássico “Romeu e Julieta” de Shakespeare. Com canções de Leonard Bernstein, o musical tem como pano de fundo o mundo das gangues da Nova York dos anos 1960. 
 

Evita – O musical de Andrew Lloyd Webber conta a trajetória da glamorosa líder política argentina Eva Péron, através do olhar do revolucionário Che Guevara, seu contemporâneo e compatriota.
 

My Fair Lady – Baseado na peça de Bernard Shaw, Pigmalião, o musical de Frederick Loewe conta a história de como um professor de fonética transforma uma simples vendedora de flores em uma dama da sociedade londrina do início do século XX.
 

A Noviça Rebelde – Passado na Áustria, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, o musical de Richard Rodgers conta a história de uma noviça (rebelde) que se torna tutora dos sete filhos de um rico capitão da marinha, pelo qual acaba se apaixonando.
 

O Fantasma da Ópera – O musical de Andrew Lloyd Webber, que conta a história de uma jovem soprano que desperta a obsessão de um misterioso maestro desfigurado, é considerado a maior e mais lucrativa atração teatral de todos os tempos.
 

Les Misérables – O clássico romance de Victor Hugo foi transformado em musical pelo compositor Claude-Michel Schönberg. Revolução e redenção fazem as trajetórias de diversos personagens se entrelaçarem na França do início do século XIX.
 

Cantando na Chuva – Originário do cinema, o musical de 1952, estrelado por Gene Kelly, é uma crônica da época em que Hollywood passou pela transição do cinema mudo para o cinema falado. Considerado o melhor filme musical de todos os tempos pelo Instituto de Cinema Americano (AFI), a trilha sonora é composta por diversas canções de filmes dos anos 1930.

 

 

Crédito do cartaz: Bernardo Bertoli Amin

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques