“Se você acordou hoje, com mais saúde que doença, você tem mais sorte do que milhões de pessoas que não sobreviverão a esta semana”. Essa foi uma das primeiras frases ditas na palestra ministrada pelo escritor e frade dominicano, Frei Betto, na tarde de 1º de dezembro, no auditório do Tribunal de Contas de Santa Catarina. O tema abordado foi “Modernidade e Espiritualidade”, com viés no controle social sobre políticas públicas.
Para uma plateia formada, especialmente por servidores do TCE/SC, da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual, além de estudantes, o escritor citou exemplos para falar, de maneira simples — muitas vezes com humor e ironia —, sobre a situação privilegiada de parte da população mundial. “Como é que você veria o mundo se você mudasse seu lugar social?”, indagou para provocar a reflexão do público presente.
Frei Betto fez uma análise histórica e crítica da sociedade, que estaria atualmente com um paradigma de competitividade. “O sistema não quer criar cidadãos, quer criar consumidores”. De acordo com o ele, tal pensamento está relacionado diretamente às crianças, que desde cedo são estimuladas a valorizar a cultura do ter e não do ser, o que prejudica seu desenvolvimento em vários aspectos. “Você só será alguém feliz se você tiver esses bens de consumo”, ironizou.
Também foi abordada a importância da política e da necessidade de conhecimento sobre ela. “Nem tudo é política, mas a política está em tudo, e quem tem nojo dela, será governado por quem não tem”, disse.
Antes da sessão de autógrafos, Frei Betto finalizou o evento com a parábola da “Velha de Calcutá”, que procurava no meio da rua uma agulha de ouro que havia perdido em casa. “Exatamente o que vocês fazem com a felicidade, ela está dentro e vocês procuram fora”, enfatizou.
A palestra fez parte do projeto Trilha do Conhecimento, lançado no mês passado pela Associação de Servidores do Tribunal de Contas de Santa Catarina (ASTC). A iniciativa busca promover, nos próximos dois anos, um espaço de reflexão, ao oferecer palestras e encontros breves, vagas em cursos externos e conferências com nomes relevantes nas mais diversas áreas do conhecimento.
Na composição da mesa, junto com o palestrante, também estavam os presidentes das entidades que organizaram o evento: Sidnei Silva, do Sindicato dos Auditores Fiscais de Controle Externo do TCE/SC (Sindicontas); Mirian Teresinha Demonti Rosa, da ASTC; Leoberto Bregue Daniel, do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Sindalesc); e Gilmar Rodrigues, do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Santa Catarina (Simpe/SC).
Currículo
Frei Betto é autor de artigos e de 60 livros, muitos deles traduzidos no exterior. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais por sua luta em prol dos direitos humanos, incluindo o Prêmio Dom Paulo Evaristo Arns, no final de 2014. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. Atualmente, é assessor de movimentos sociais e colunista de religião do jornal “O Globo”; articulista dos jornais “Folha de S. Paulo”, “Hoje em Dia”, “O Dia”, “Brasil de Fato” e da revista “Caros Amigos”.
Entre as premiações literárias, está a mais importante no Brasil: o Jabuti, em 1982 e em 2005. Além do Prêmio Juca Pato, quando foi eleito pela União Brasileira dos Escritores (UBE) Intelectual do Ano, em 1986. Em 2009, foi agraciado com o Prêmio Alba de Las Letras em reconhecimento ao conjunto de sua obra literária. Em outubro deste ano, ganhou o título Doutor Honoris Causa em Filosofia, pela Universidade de Havana.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies