menu

Qualidade das relações pessoais no trabalho é essencial para a prevenção de doenças psicossociais, reforçam profissionais da saúde do TCE/SC

qua, 07/05/2025 - 12:23
Banner horizontal com fundo branco. Na borda superior, logo do Corregedoria Day, composto pela inscrição e pelo desenho de uma prancheta dentro de uma lupa, nas cores vermelha e bordô. Ao lado, o título “Saúde Mental e Integridade no Serviço Público”. Ao centro do banner, quatro fotos do evento, que mostram o público sentado em poltronas vermelhas do auditório, o conselheiro Adircélio discursando e as profissionais da saúde do TCE/SC durante palestra. No canto inferior direito, logos do IRB e do TCE/SC.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) realizou, nesta terça-feira (6/5), o Corregedoria Day — uma iniciativa concebida pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) para celebrar o Dia Nacional da Ética, comemorado em 2 de maio. Para a edição de 2025, o IRB elegeu como tema central a saúde mental como fator de integridade dos servidores, residentes, estagiários e colaboradores. No TCE/SC, as ações foram desenvolvidas pela Corregedoria-Geral e pela Coordenadoria de Assistência à Saúde e de Desenvolvimento de Pessoas. 

“Cuidar das pessoas é condição para cuidar da instituição. A ética, nesse sentido, não se resume a um conjunto de normas de conduta. Ela se manifesta no cotidiano, nas relações saudáveis que estabelecemos, no modo como lideramos, como acolhemos e como trabalhamos juntos”, disse o corregedor-geral do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, na abertura do evento.  

Por isso, o evento foi planejado para reunir pessoas, ouvir especialistas, provocar a escuta sensível e encorajar reflexões. “A ética floresce onde há respeito. E o respeito se alimenta da escuta, da confiança e do cuidado com o outro”, concluiu o conselheiro. 

Durante o evento, foi exibido o vídeo “Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, produzido pela Confederação Nacional da Indústria, com a entrevista de dois profissionais de saúde. As questões abordadas no vídeo serviram de base para a condução de uma conversa com as psicólogas do TCE/SC Cibele Rigoni e Jéssica Carla de Souza Miolla Soares. A médica do Tribunal de Contas Juliane Felipe Ferrari foi a mediadora. 

Escuta ativa 

A escuta ativa é uma técnica de comunicação onde o ouvinte demonstra interesse sincero pela pessoa que fala. Ele ouve atentamente as informações e busca entender os sinais verbais e não verbais. Ou seja, vai além de simplesmente ouvir as palavras, envolvendo também a compreensão das emoções, intenções e necessidades implícitas à mensagem.  

Para a doutora Juliane Ferrari, a escuta ativa é um elemento central da saúde organizacional. “Quando líderes e gestores praticam a escuta ativa, os trabalhadores se sentem valorizados e mais seguros para expressar suas dificuldades, problemas são detectados precocemente, antes de se tornarem crises, fortalece-se o vínculo entre equipe e gestão, promovendo a confiança e cooperação” explicou. 

Por isso, tanto a médica quanto as psicólogas destacaram como a qualidade das relações pessoais no trabalho é essencial para a prevenção de doenças psicossociais, especialmente a relação com a chefia imediata, enfatizou Jéssica Soares. A psicóloga Cibele Rigoni esclarece que o cuidado com o bem-estar emocional precisa estar na pauta de todos os espaços, especialmente no ambiente de trabalho. 

Além de afetar a produtividade no trabalho, “o adoecimento mental impacta a saúde física”, alertou Cibele. “Condições de saúde mental são potenciais causadores de afastamento do trabalho”, relatou Jéssica Soares. 

Para a diretora de Gestão de Pessoas do TCE/SC, Rosana Aparecida Bellan, a abertura de um espaço para tratar da prevenção e do cuidado com a saúde mental demonstra o compromisso da Instituição com o desenvolvimento de relações mais saudáveis e respeitosas.

Emoções positivas 

Após a exibição do vídeo e da roda de conversa, o chefe de gabinete da Corregedoria-Geral do TCE/SC, Rogério Guilherme de Oliveira, anunciou a segunda parte do evento. “Passamos para o momento da nossa programação que ilustra o primeiro pilar da psicologia positiva, o P, de Positive Emotions (Emoções Positivas).” 

O Coral Hélio Teixeira da Rosa, sob a regência do maestro Giovane Pacheco, acompanhado pela pianista e professora de técnica vocal, soprano Cláudia Todorov, interpretou a música “O Bem do Abraço”. A letra é do próprio Rogério de Oliveira, em parceria com a cantora Débora Machado, com arranjo vocal do regente do coral. 

O abraço é uma poderosa expressão de afeto, conexão e bem-estar. Após a canção, Rogério Guilherme de Oliveira convidou aqueles que se sentissem à vontade para abraçar a pessoa ao seu lado. 

Depois, os participantes do evento foram recepcionados no Espaço Cultural Willy Zumblick, no hall de entrada do auditório, onde foram instaladas estações de bem-estar — o que incluiu um café, um espelho mágico (espaço para fotos com impressão imediata), e cadeiras e profissionais para quick massage (massagem rápida). 

Imagem

Imagem

 

 

 

 

 

 

Acompanhe o TCE/SC:  
Portal: www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC   
Twitter: @TCE_SC   
YouTube: Tribunal de Contas SC   
Instagram: @tce_sc   
WhatsApp: (48) 98809-3511   
Facebook: TribunalDeContasSC  
Spotify: Isso é da sua conta  
TikTok: @tce_sc  
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina  
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina   

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques