A ação preventiva e interdisciplinar é a principal diretriz da proposta de programa de saúde do servidor, apresentada, na tarde desta terça-feira (9/3), no auditório do Tribunal de Contas, pelo coordenador do Órgão Médico Oficial da instituição, Dr. Alfredo Gandur Dacach Filho. O ato teve abertura prestigiada pelo presidente do TCE, conselheiro José Carlos Pacheco.
Segundo Dacach, a “proposta de ação interdisciplinar” prevê uma mudança de paradigma no que se refere à assistência e perícia médica e ao ambiente de trabalho do Tribunal, com base na atuação de uma equipe interdisciplinar. Ações de valorização da auto-estima do servidor, assistência à saúde, com atendimento em consultório médico e odontológico, aos servidores e familiares e a redução do número de abstencionismo, relacionado às condições físicas e emocionais do servidor, além da obtenção de dados reais sobre as suas causas são alguns dos objetivos específicos da proposta de ação interdisciplinar.
Entre os projetos propostos estão: a atuação de diferentes profissionais — médico, enfermeira, assistente social, psicólogo, por exemplo — em estudos de casos nos exames periciais; visitas aos setores para sensibilizar as chefias; elaboração de questionário para levantar interesses dos servidores em relação a sua saúde, além da realização de exames periódicos, conforme orientação do Ministério da Saúde.
A adoção de um prontuário eletrônico pela divisão de assistência à saúde — que permitirá a formação de um banco de dados relacionados à saúde integral dos servidores — também é uma das inovações propostas para que as medidas possam ser implementadas. Segundo adiantou o diretor geral de administração, Wilson Dotta, a diretoria de informática já desenvolveu o aplicativo.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies