Informações sobre os principais gastos do Tribunal de Contas do Estado — com pessoal, terceirizados, publicações, manutenção de equipamentos de informática e veículos, e energia elétrica, por exemplo —, poderão ser monitoradas pelo público interno, através do sistema de controle de custos que já está disponível no SIAP (Sistema Integrado de Administração Pública). O novo aplicativo, desenvolvido pela diretoria de informática (DIN) foi demonstrado pela servidora da DGPA, Fernanda Niehues Faustino, no auditório do TCE, nesta terça-feira (9/3).
O sistema de controle de custos traz dados — na forma de planilhas, indicadores e gráficos — sobre a evolução e variação dos principais gastos do Tribunal, desde 2004, tanto em valores nominais como atualizados pelo INPC. Estão disponíveis informações sobre os gastos realizados mês a mês, bem como sua variação percentual em relação ao mesmo mês do exercício anterior.
Segundo lembrou o diretor da DGPA, Wilson Dotta, a iniciativa estava prevista no Plano Estratégico 2008-2011, no âmbito da perspectiva financeira e no contexto do objetivo estratégico “racionalizar a utilização dos recursos financeiros disponíveis”.
Como destaca o texto de abertura do novo aplicativo, o canal de informação foi criado para “viabilizar a transparência no controle dos gastos, servindo como instrumento de acompanhamento, participação e controle”.
Para acessar o novo sistema, basta clicar na seção “custos”, disponível no SIAP.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies