menu

Nova Intranet melhora acesso e compartilhamento de informações

qua, 14/09/2016 - 15:14
Banner Nova Intranet

Agilizar o acesso e o compartilhamento de informações e estimular a interação do público interno são os principais objetivos da nova Intranet do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), que entrou no ar nesta quinta-feira (15/9). Com tecnologia atual, recursos úteis e leiaute mais fácil de navegar, o novo ambiente alia comunicação e trabalho.

Além de notícias, informações funcionais — reunidas no novo espaço dedicado ao servidor, com acesso rápido na página principal — e demais conteúdos de interesse corporativo, convivem, na mesma plataforma, os sistemas utilizados pelas áreas técnica e administrativa, que integram o TCE Virtual, como e-Siproc, Siap Web, Atende.Net e Sistema de Programação de Auditorias. Isso só foi possível com a adoção de uma das mais recentes tecnologias — Angular JS —, voltada a harmonizar diversos aplicativos em um único ambiente (Saiba mais 1).

A nova seção “Servidor” busca facilitar a consulta a informações e procedimentos relativos à vida funcional. Por meio de ícones, o espaço disponibiliza acesso rápido a “Ramais”, lotação e e-mails do público interno, “Contracheque”, “Cronograma de pagamento”, “Avaliação de desempenho”, relações de “Aniversariantes” e de “Servidores por antiguidade”, além dos “Comunicados” expedidos pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e calendário com “Feriados e Pontos Facultativos”.

 No ícone “Capacitação”, há destaque para informações sobre os eventos do Programa coordenado pelo Instituto de Contas, onde, cada servidor, pode visualizar sua respectiva participação, ao acessar o ícone “Meus eventos”.

Os horários dos médicos e dentistas da Coordenadoria de Assistência à Saúde do Servidor (CASS) e o Guia Médico do Plano SC Saúde podem ser consultados no ícone “Saúde”. No espaço “Servidor”, também podem ser visualizados dados e critérios para a ocupação das “Vagas de garagem” no Tribunal.

A ideia foi racionalizar rotinas administrativas, necessárias ao exercício dos direitos e deveres dos servidores do TCE/SC, e fortalecer o seu processo de inserção na vida institucional. A construção do espaço “Servidor” teve a participação ativa da Diretoria-Geral de Planejamento e Administração (DGPA) e atendeu a solicitações, em especial, da DGP.

Com o objetivo de agilizar o trabalho dos servidores, a nova Intranet permite que, com uma única inserção de “usuário” e “senha”, se possa navegar no ambiente, sem a necessidade de repetir a operação ao longo do dia. O usuário terá que se conectar apenas uma vez e poderá navegar entre os sistemas do TCE Virtual, depois de acessar o menu deslizante da plataforma de trabalho, no botão vermelho, da linha cinza, no alto da tela da homepage. A facilidade foi implementada com a utilização do SGI — Sistema de Gerenciamento de Identidade —, desenvolvido pelo próprio TCE/SC para possibilitar o controle de acessos no ambiente virtual da Instituição.

O coordenador de Desenvolvimento e Manutenção de Aplicativos da Diretoria de Informática (DIN), Wallace da Silva Pereira, salienta que, caso o servidor deixe de utilizar o computador por uma hora, o login será expirado automaticamente. “O recurso regressivo de cronômetro utilizado no TCE Virtual é uma medida de segurança, a exemplo do que ocorre em outros sites de instituições públicas e privadas”, esclarece.

 

Saiba mais 1: Angular JS

O Angular JS é um framework — “forma de trabalhar”, em tradução livre. A tecnologia se enquadra entre as soluções de caráter público, como os softwares livres, que podem ser executados, copiados, modificados e redistribuídos pelos usuários, gratuitamente. Ou seja, eles têm livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações segundo suas necessidades.

A exemplo de outros recursos da área da tecnologia da informação, o Angular JS foi desenvolvido pelas chamadas comunidades independentes e aprovado por uma grande empresa da área. É um framework JavaScript open-source, mantido pelo Google, que auxilia na execução de single-page applications. O objetivo é permitir a ampliação do número de aplicativos que podem ser acessados por um navegador web. Foi construído sob o padrão model-view-view-model (MVVM), para facilitar tanto o desenvolvimento quanto o teste dos aplicativos.

Fontes: Wallace da Silva Pereira, coordenador de Desenvolvimento e Manutenção de Aplicativos da DIN, e https://pt.wikipedia.org/wiki/AngularJS.   

Galeria de Fotos
Fechar