A partir desta sexta-feira (12/11), os servidores do TCE/SC não precisarão mais ir à Biblioteca Conselheiro Nereu Corrêa para saber se há determinada obra no acervo ou em que livro ou periódico pode ser encontrado texto sobre um assunto específico. A pesquisa poderá ser feita na Intranet, por meio do SophiA Biblioteca, software que gerencia o acervo da biblioteca do Tribunal. Antes, somente os servidores do setor tinham acesso ao programa, por isso o usuário precisava solicitar auxílio para fazer sua pesquisa.
O SophiA Biblioteca está disponível no menu do lado esquerdo da Intranet, em Bibliotecas – Nereu Corrêa (TCE). Os servidores podem fazer pesquisa, por exemplo, por palavra-chave, autor, título, assunto ou editora. Outra facilidade do programa é que ele informa se a obra pretendida está emprestada. Caso o servidor queira reservá-la, pode fazer utilizando os quatro últimos números da matrícula funcional e a senha 0000. Após a primeira reserva, a senha pode ser modificada pelo usuário.
Também é possível consultar algumas obras na íntegra, como aquelas das editoras com as quais o TCE/SC mantém assinatura. Além disso, a chefe da Biblioteca, Valeria Gouvêa Ghanem, informa que todas as instruções e decisões normativas, bem como as resoluções de 2009 e 2010 do Tribunal estão disponíveis. Estes materiais estão sinalizados com o ícone “Mídias”.
Na última segunda-feira (8/11), outro serviço foi disponibilizado aos servidores: o site www.leianotada.com.br, da Editora Zênite. Na Intranet, em Bibliotecas – Virtual Zênite, no menu à esquerda, os servidores podem ler anotações (doutrina e jurisprudência) das Leis 8.666/93 e 10.520/02 e dos decretos 3555/00 e 5450/05. O login para acesso é “SCE3870” e a senha “3870”.
Como o serviço não pode ser utilizado por mais de um servidor ao mesmo tempo, é importante que o usuário, após obter o resultado da pesquisa, efetue o logout para oportunizar o acesso a outros interessados.
Pesquisa
Fazer consultas ao acervo, reservas e empréstimos de obras por meio eletrônico foram, inclusive, serviços demandados pelos servidores em pesquisa realizada no mês de setembro. O trabalho foi compilado e está disponível no menu do lado esquerdo da Intranet, em ICON – Biblioteca – Avaliação da Biblioteca – Estudo de Uso e Usuários da Biblioteca do TCE/SC. “No padrão atual, a busca de informações na Biblioteca é um processo que se desenvolve de forma dependente do bibliotecário/atendente”, concluíram os realizadores da pesquisa, nas considerações finais do trabalho. Com a disponibilização do SophiA Biblioteca, essa realidade será modificada.
Quanto ao espaço físico, os usuários sugeriram a colocação de cabines individuais de estudo, como forma de tornar o ambiente mais favorável à leitura. A pesquisa também mostrou que parte dos serviços oferecidos pelo setor não são conhecidos por muitos servidores, como a Biblioteca Digital da Editora Fórum (Saiba Mais).
No que se refere ao acervo, os usuários registraram que, frequentemente, buscam o que há de mais recente sobre os temas de interesse. A equipe técnica responsável pela pesquisa foi composta pela chefe da biblioteca, Valéria Ghanem, pela bibliotecária Sílvia Maria Berté Volpato, pela coordenadora de capacitação, Joseane Aparecida Corrêa, e pelo diretor do Instituto de Contas, João Luiz Gattringer.
Planejamento Estratégico
A realização da pesquisa foi a primeira etapa do projeto Biblioteca Virtual, vinculado ao objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão pública, previsto no Plano Estratégico 2008-2011. A Biblioteca Virtual não pode ser confundida com o SophiA Biblioteca. De acordo com Valéria Ghanem, a Biblioteca Virtual disponibilizará ao servidor informações referentes à legislação de seu interesse, links para outras bibliotecas e sites de universidades, etc.
Saiba Mais 1
O Tribunal de Contas do Estado assinou contrato com a Editora Fórum para permitir o acesso dos servidores da Casa a 15 diferentes publicações da área do direito e da administração pública disponíveis em biblioteca digital. Na Intranet, em Bibliotecas – Virtual Fórum, no menu à esquerda, os servidores podem ler obras como a “Revista Brasileira de Direito Público", “Revista Brasileira de Direito Municipal” e “A&C Revista Brasileira de Direito Administrativo e Constitucional”.
O público interno também pode acessar a biblioteca na área de trabalho de seus computadores, clicando no ícone “Biblioteca Digital”.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies