O Tribunal de Contas de Santa Catarina passará a utilizar o Office 365, plataforma que contribuirá para a otimização do serviço do público interno — gabinetes e unidades administrativas e de controle externo — e para a ampliação do trabalho colaborativo. O aviso de licitação, na modalidade de Pregão Eletrônico sob o nº 64/2019, foi publicado na edição do Diário Oficial Eletrônico (DOTC-e) desta quarta-feira (30/10).
A expectativa é de que os recursos de e-mail e armazenamento de arquivos em nuvem sejam disponibilizados pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) aos conselheiros, conselheiros substitutos, servidores, terceirizados e estagiários antes do recesso.
“Trata-se de um sistema interativo, seguro e colaborativo, que permitirá ao usuário maior dinamismo e agilidade na execução das suas tarefas”, enfatiza o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior. “Certamente, veremos reflexo na atuação do Tribunal de Contas para melhor”, aposta.
A plataforma irá oferecer softwares da Microsoft já conhecidos, 24 horas por dia e 7 dias por semana. De acordo com servidor Daniel Antunes, lotado na Coordenadoria de Gestão de Serviços da DTI, no primeiro momento, serão liberados para uso o Outlook (e-mail), Word, Excel, Powerpoint, One Drive, One Note, Calendário, To-Do e Skype (Saiba mais).
Entre as diferenças e os benefícios, ele destaca o acesso pelo navegador da Internet — como o Chrome, Firefox, Safari e Internet Explorer —, de qualquer lugar, por computador, tablet e smartphone, a capacidade de 50 GB na caixa de entrada de e-mail e de 1 TB de armazenamento de arquivos e conteúdos na nuvem para cada usuário.
Segundo o assessor de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação (AGET) do TCE/SC, Jairo Wensing, a plataforma permitirá que os servidores se comuniquem de forma segura, rápida e eficiente, a qualquer tempo e lugar, aumentando significativamente o trabalho colaborativo e a produtividade.
Wensing acentua que todo o conteúdo do Office 365 estará em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados — Lei 13.709/2018 —, e assinala que o pacote é utilizado por inúmeras empresas públicas e privadas, bem como órgãos públicos, como outros tribunais de contas, tribunais de justiça, ministérios públicos, Superior Tribunal de Justiça, Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional do Ministério Público e Controladoria Geral da União.
Além dos benefícios já apontados, o diretor de Tecnologia da Informação, Wallace da Silva Pereira, assinala que o Office 365 vai possibilitar que técnicos, pareceristas e assessores trabalhem de forma concomitante em cada fase processual.
Ele acrescenta que os usuários não precisarão mais utilizar o fluxo de revisão, disponível no Sistema Eletrônico de Processos, pois ao finalizar todos os ajustes necessários, o documento já estará pronto para ser colocado no e-Siproc, e encaminhado apenas para o fluxo de assinaturas.
Já a coordenadora de Gestão de Serviços da DTI, auditora fiscal de controle externo Tatiana Custódio, ressalta que a adoção da plataforma facilitará o trabalho da unidade, pois atualmente precisa controlar as diversas versões do Office utilizadas pelos servidores e fazer manutenções frequentes.
“A nova ferramenta atualizará automaticamente, assegurando aos nossos usuários as versões mais recentes”, informa a responsável pelo setor que fará todo o procedimento de instalação.
Sensibilização
A DTI e a AGET estão programando uma série de apresentações para treinamento do público interno sobre a nova plataforma, atividades que terão como objeto a migração das contas de e-mails dos usuários e os demais aplicativos do pacote. Todo o processo, inclusive o cronograma, será divulgado pela Assessoria de Comunicação Social (Acom).
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