O presidente Salomão Ribas Junior aprovou o plano de ação visando a elaboração do Planejamento Estratégico para o período 2013-2016. O documento detalha as atividades que serão desenvolvidas, os métodos e as técnicas utilizados e as unidades envolvidas no processo, que deve se estender até o fim de maio. O trabalho de elaboração do Plano Estratégico está sendo desenvolvido pela empresa VEC Capacitação Executiva Ltda., com o apoio de um grupo de servidores que coordena o projeto (Saiba Mais 1 e 2).
O plano de ação prevê quatro grandes etapas: a inicial, de preparação dos trabalhos; a de revisão do contexto estratégico, que conta com avaliação do Planejamento 2008-2012 e identificação dos pontos fortes e fracos do TCE/SC, com base, inclusive, em entrevistas com stakeholders [público que se relaciona com a instituição ou de alguma forma é impactado pela sua atuação] externos; a da elaboração do Planejamento 2013-2016; e a de gestão e comunicação do documento, que inclui a definição de normas e organização da instituição para a coordenação e supervisão do planejamento para o quadriênio e sua comunicação aos públicos interno e externo.
Todos os servidores, conselheiros e auditores poderão participar em alguma etapa. Na sessão do Pleno desta segunda-feira (25/3), o presidente reforçou o convite — feito pelo vice-presidente, conselheiro Luiz Roberto Herbst, na última quarta-feria (20/3) — para que os conselheiros, auditores, assessores de gabinetes, diretores gerais e demais diretores participem de atividade que será realizada nesta terça-feira (26/3), das 14 às 18 horas na Associação Catarinense dos Engenheiros. Já o evento de sensibilização do corpo funcional está agendado, inicialmente, para 16 de abril. Na oportunidade, os servidores serão convidados a propor projetos, com base em objetivos estratégicos previamente definidos por conselheiros, auditores e diretores, que avaliarão a prioridade e viabilidade das ideias.
Para Ribas Jr., o envolvimento de todo o público interno, pelo menos em algum momento, na construção do Planejamento Estratégico, facilita o comprometimento com a sua execução. Ele também destaca a importância do processo de comunicação das ações relacionadas ao planejamento. “A divulgação ajuda a mostrar que o planejamento estratégico não é algo para ser discutido apenas a cada quatro anos. O processo é contínuo e os servidores precisam ser constantemente comunicados do seu andamento”, avalia.
A Assessoria de Comunicação Social será a responsável pela maior parte das ações de comunicação tanto do plano de ação para a elaboração do planejamento estratégico quanto da sua execução, pelos próximos quatro anos. Serão utilizados os já tradicionais canais de comunicação com o público interno – intranet, e-mail, clipping eletrônico e sistema de som, além de outros instrumentos que forem julgados adequados.
Saiba Mais 1: O contrato com a VEC Capacitação Executiva Ltda.
O contrato com a VEC foi assinado no dia 5 de março, com duração prevista de 90 dias. A empresa foi a vencedora do edital de convite nº 1/2013, cujo resultado do julgamento foi publicado na edição do dia 26 de fevereiro de 2013 do Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC. O contrato tem por objeto a elaboração do Planejamento Estratégico do TCE/SC para o período 2013-2016, tomando como referência o ciclo anterior (2008-2012) e tendo como paradigma metodológico e instrumental o Balanced Scorecard (BSC), o gerenciamento de projetos, o monitoramento da execução e a avaliação dos resultados através de metas e indicadores. O valor da consultoria será de R$ 42.780,00, custeado com recursos do Promoex.
Saiba Mais 2: Coordenação do projeto de elaboração do Plano Estratégico
Integram o grupo que coordena o projeto de elaboração do Plano Estratégico 2013-2016 o coordenador técnico do gabinete da Presidência, Ricardo André Cabral Ribas, o diretor-geral de Planejamento e Administração (DGPA), Edison Stieven, o diretor-geral de Controle Externo (DGCE), Carlos Tramontin, o diretor de Planejamento e Projetos Especiais (DPE), Raul Fernando Fernandes Teixeira, e os servidores da DPE Cláudio Cherem de Abreu e Adriana Luz. O consultor da empresa VEC Capacitação Executiva LTDA. é Miguel Rivero Neto, administrador formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e formação em Gestão Avançada de Projetos pela University of La Verne (Califórnia - EUA). É professor de pós-graduação na Faculdade Estácio de Sá.
Saiba Mais 3: O BSC
O Balanced Scorecard traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. O 'scorecard' cria uma estrutura, uma linguagem, para comunicar a missão e a estratégia, e utiliza indicadores para informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro. Ao articularem os resultados desejados pela empresa com os vetores desses resultados, os executivos esperam canalizar as energias, as habilidades e os conhecimentos específicos das pessoas na empresa inteira, para alcançar as metas de longo prazo.
Fonte: KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P.. A estratégia em ação. 18. ed. RIO DE JANEIRO: Campus, 2007. 344p.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies