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Público interno poderá acessar Office 365 a partir do recebimento de e-mail da DTI

ter, 03/03/2020 - 14:42
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A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Tribunal de Contas de Santa Catarina encaminhará, ainda nesta quinta-feira (27/2), e-mail personalizado ao público interno para antecipar o acesso ao Office 365. No documento, conselheiros, conselheiros-substitutos, diretores, servidores, comissionados, estagiários e terceirizados receberão informações sobre o login — usuário (matrícula@tcesc.tc.br) e senha.

 Para utilizar a nova ferramenta colaborativa, que contém os aplicativos Outlook, Word, Excel, Powerpoint, One Drive, One Note, Calendário e To-Do, todos deverão digitar “office.tcesc.tc.br” no navegador e digitar (Saiba mais).

Após o primeiro acesso, será obrigatória a alteração da senha, que não poderá conter o login de usuário e deverá ter, pelo menos, oito caracteres com, no mínimo, três dos seguintes: letras maiúsculas, letras minúsculas, números e símbolos. Na sequência, já será possível acessar o Outlook. Abrirá uma tela, para escolha do idioma — Português — e do fuso horário — Brasília. Depois, será necessário clicar em Salvar.

De acordo com a coordenadora de Gestão de Serviços da DTI, auditora fiscal de controle externo Tatiana Custódio, a migração das contas de e-mail pessoais do público interno e setoriais para o Office 365 iniciará no dia 28 de fevereiro (sexta-feira), às 17 horas. A partir daí, todas as mensagens eletrônicas já serão recebidas na nova plataforma.

O serviço, que continuará durante as próximas semanas, contemplará a sincronização das mensagens antigas armazenadas nas máquinas de todos. Tal trabalho será feito pela equipe de suporte, presencialmente, no computador de cada usuário.

O procedimento é uma das etapas de implantação do Office 365, adquirido por meio de procedimento licitatório no fim do ano passado, que contribuirá para a otimização do serviço e para a ampliação do trabalho colaborativo. A iniciativa integra o Plano de Ação do TCE/SC para os exercícios de 2019 e 2020.

Uma série de apresentações está sendo programada para engajamento e treinamento do público interno sobre a nova plataforma, atividades que terão como objeto a migração das contas de e-mails e os demais aplicativos do pacote. A primeira já ocorrerá no dia 5 de março (quinta-feira), das 14 às 17 horas, no auditório vermelho.

Na palestra “Produtividade Corporativa”, Fernando Nogueira Ornellas, que já atuou na Microsoft no setor de parcerias e suporte ao Office 365, procurará conscientizar os usuários a respeito das funcionalidades da ferramenta de colaboração e produtividade.

As inscrições já podem ser feitas pela Intranet, na área Servidor – botão Capacitação.

 

Saiba mais:

  1. O que é o Office 365?

    É a versão do pacote Office da Microsoft que roda diretamente no navegador, ou seja, na nuvem.

 

  1. Quem poderá acessar o Office 365?

    Conselheiros, conselheiros-substitutos, diretores, servidores, comissionados, estagiários e terceirizados.

 

  1. Que aplicativos estarão à disposição do público interno?

    Outlook, Word, Excel, Powerpoint, One Drive, One Note, Calendário e To-Do.

 

  1. O que é a migração das contas de e-mail?

    É a transferência das contas de e-mail armazenadas no Outlook instalado nas máquinas do público interno para o Office 365.

 

  1. O endereço de e-mail irá mudar?

    Sim. O endereço de e-mail seguirá o padrão nome.sobrenome@tcesc.tc.br para os endereços pessoais institucionais, diretoria(sigla)@tcesc.tc.br para as contas das diretorias e diretoria(sigla).coordenacao(sigla)@tcesc.tc.br para as das coordenadorias. Porém, todos os e-mails encaminhados para o endereço anterior serão redirecionados para o e-mail novo.

 

  1. Como aparecerão os nomes das contas dos usuários dos e-mails?

    Serão uniformizados. Aparecerão em caixa alta, sem acentuação e sem abreviação. O mesmo ocorrerá com os nomes das diretorias e coordenadorias, que terão, ainda, a identificação TCE/SC no final.

 

  1. Como acessar o e-mail e os outros aplicativos do Office 365?

    Para acessar, basta digitar, no navegador — Chrome, Firefox, Safari e Internet Explorer —, o endereço “office.tcesc.tc.br”. Para fazer o login, digitar matrícula@tcesc.tc.br e a senha informada no e-mail personalizado enviado pela DTI, que deverá será ser alterada.

 

  1. Como deverá ser a nova senha?

    Não poderá conter o login de usuário e deverá ter, pelo menos, oito caracteres com, no mínimo, três dos seguintes: letras maiúsculas, letras minúsculas, números e símbolos.

 

  1. Como acessar as mensagens antigas?

    Como haverá a sincronização dos dois Outlook, as mensagens antigas deverão ser acessadas pelo Office 365 após a conclusão do trabalho de migração total que será realizado pela equipe de suporte da DTI.

 

  1. O que ocorrerá com as contas setoriais?

    Também funcionarão no Outlook do Office 365. O acesso será por meio da "caixa de e-mail compartilhada" por aqueles que tiverem permissão. A visualização será em uma única tela, a partir da conta pessoal, não sendo necessário fazer login novamente.

 

  1. Quais vantagens o público interno terá com a migração dos e-mails para o Office 365?

    As contas de e-mail serão acessadas pelo navegador, de qualquer lugar, por computador, tablet e smartphone. Além disso, a capacidade da caixa de entrada será de 50 GB.

 

  1. Quando será possível configurar a conta de e-mail no tablet ou smartphone?

    Logo após a migração. Basta acessar a loja virtual do dispositivo e instalar o Microsoft Outlook. Em Adicionar Conta, digitar o endereço de e-mail do TCE/SC.

 

  1. Qual será a capacidade de armazenamento de arquivos e conteúdos na nuvem?

    Cada usuário poderá armazenar até 1 TB de arquivos e conteúdos na nuvem.

 

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