![]()
Criado pela Lei Complementar nº 202/2000, o Instituto de Contas (Icon), escola de governo do Tribunal de Contas de Santa Catarina, promove o aperfeiçoamento dos servidores do TCE/SC e das unidades jurisdicionadas e de profissionais de entidades sem fins lucrativos que desempenhem atividades correlatas ao controle da administração pública.
Criado pela Lei Complementar nº 202/2000, o Instituto de Contas (Icon), escola de governo do Tribunal de Contas de Santa Catarina, promove o aperfeiçoamento dos servidores do TCE/SC e das unidades jurisdicionadas e de profissionais de entidades sem fins lucrativos que desempenhem atividades correlatas ao controle da administração pública.
Também é responsável pelo fomento à produção intelectual e ao controle social e institucional, visando à constante melhoria da gestão pública.
"Promover o desenvolvimento e a excelência na qualificação e no aperfeiçoamento de profissionais nas áreas de interesse do Tribunal de Contas."
Por meio da educação corporativa, o TCE/SC cumpre seu papel pedagógico. Orienta e informa sobre os procedimentos e as melhores práticas de gestão, mediante ações educacionais, eventos científicos e publicações.
Os programas, projetos e ações educacionais são realizados de forma sistemática e ininterrupta, como as etapas do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. A disseminação do conhecimento busca estimular as competências dos servidores do TCE/SC e dos gestores dos órgãos fiscalizados.
Plano anual de capacitação
Projeto Político-Pedagógico (PPP)
Certificados
Acervo multimídia
Em 2013, o TCE/SC obteve o credenciamento do Conselho Estadual de Educação para atuar como Escola de Governo, com capacidade de ofertar cursos de pós-graduação lato sensu para servidores do Tribunal e para gestores públicos do Estado.
As ações voltadas ao aperfeiçoamento profissional de servidores do TCE/SC, seja em nível de especialização, mestrado ou de doutorado, são ofertadas a partir da cooperação com unidades de ensino do Estado ou por iniciativa própria do Tribunal.
Especialização ENA
Pós-graduação 2025
Lista de inscritos
Classificação provisória dos professores
Classificação definitiva dos professores
Por meio do programa TCE Sociedade, são realizadas iniciativas para fortalecer a interação permanente e progressiva da Instituição com representantes de organizações civis, estudantes, conselheiros municipais, agentes públicos e outros segmentos dos seus públicos estratégicos.
O objetivo é ampliar a interação com a sociedade catarinense e estimular o controle social, em favor de melhores resultados na fiscalização dos gastos e na gestão dos recursos públicos.
Segundo a Portaria N. TC-626/2015, o programa é desenvolvido por meio de três ações principais: Portas Abertas, TCE na Escola e Cidadania Ativa.
Conselheiro Luiz Roberto Herbst – 1º de fevereiro de 2023 (Portaria 170/2025).
Conselheiro Luiz Roberto Herbst – 1º de fevereiro de 2021 a 31 de janeiro de 2023 (Portaria 26/2021).
Conselheiro José Nei Alberton Ascari – 31/1/2019 a 31/1/2021 (Portaria 80/2919).
Conselheiro Herneus De Nadal – 1º/2/2017 a 31/1/2019 (Portaria 69/2017).
Conselheiro Luiz Eduardo Cherem – 9/9/2014 a 31/1/2017 (Portaria 640/2014).
Conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior - 16/6/2010 a 25/4/2013 (Portarias 455/2010 e 243/2013).
Conselheiro César Filomeno Fontes – 2/1/2007 a 15/6/2010 (Portaria 33/2007).
Conselheiro Luiz Roberto Herbst – 4/2/2005 a 1º/1/2007 (Portaria 49/2005).
Fone: |48| 3221-3890
E-mail: icon@tcesc.tc.br
Horário de Atendimento: 13 às 19h, de segunda a sexta-feira
Endereço: rua Bulcão Viana, 90, 1°andar do Bloco B, Centro, Caixa Postal 733, CEP 88020-160, Florianópolis (SC)
A Biblioteca Conselheiro Nereu Corrêa funciona desde a instalação do TCE/SC, em fevereiro de 1956. O acervo conta com mais de 14 mil volumes, entre obras impressas e eletrônicas. É composto por publicações oficiais do TCE/SC, de outros órgãos públicos, comerciais e de entidades especializadas em controle no Brasil e no mundo; pela produção intelectual de membros e servidores da Instituição; e por periódicos.
Especializada na área jurídica, a Biblioteca tem por missão oferecer informação em doutrina e legislação necessária ao apoio das atividades de fiscalização e administrativas do TCE/SC e da sociedade. O acesso à Biblioteca e a consulta ao acervo são abertos ao público em geral. Há locais para estudo e leitura, com possibilidade, inclusive, de uso da rede Wi-fi.
As obras abordam assuntos relacionados ao controle externo; ao direito administrativo, constitucional e tributário; à administração pública; a licitações; à contabilidade; ao orçamento público; a auditorias; à responsabilidade fiscal; à ética; ao combate à corrupção; e a temas de Santa Catarina, que, desde 2002, integram o espaço Odilon Lunardelli, grande incentivador da literatura catarinense.
No ambiente virtual, há diversos conteúdos disponíveis para download, inclusive no formato de e-book. O setor também viabiliza pesquisa a livros e revistas digitais das plataformas Fórum Conhecimento, Zênite Fácil e ABNT Coleção, mas o acesso deve ser feito via biblioteca.
Os empréstimos de livros (físicos) são restritos a membros, servidores, residentes, estagiários e colaboradores do TCE/SC, conforme definido no Regulamento da Biblioteca.
A constante ampliação do acervo e a qualidade dos serviços oferecidos ao público interno, aos jurisdicionados, aos estudantes e aos cidadãos em geral são as diretrizes da Biblioteca.
O nome da Biblioteca é uma homenagem do TCE/SC ao Conselheiro Nereu Corrêa (1914-1992), nascido em Tubarão (SC). Professor de língua portuguesa no Instituto Estadual de Educação. Crítico literário, colaborou com artigos em suplementos dos jornais O Estado de S. Paulo e Correio do Povo, de Porto Alegre. Escreveu vários estudos sobre Euclides da Cunha, Cruz e Sousa, Luiz Delfino, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo, entre outros, mostrando ser um meticuloso analista de textos.
Membro da Academia Catarinense de Letras desde 1960, fundou a cadeira nº 40 e presidiu a entidade em 1965. Secretário particular no governo Irineu Bornhausen, foi nomeado juiz do TCE/SC, em 26/1/1956, pelo então governador. Foi vice-presidente no período de 2/1/1962 a 2/1/1964. Aposentou-se em 17/9/1973. Faleceu em 1992.
A Biblioteca permite consultas físicas e virtuais ao acervo, faz empréstimos e reservas por meio de sistema de informação inteligente. Também mantém intercâmbio constante com outras bibliotecas para a ampliação de pesquisas.
"Oferecer informação em doutrina, legislação e jurisprudência necessárias à atividade judicante e administrativa do Tribunal".
"Processar informação e produzir conhecimento".
O Acervo da Biblioteca em formato impresso e digital é formado por obras e periódicos. Abordam assuntos relacionados a todos os campos do conhecimento. A interdisciplinaridade busca justamente essa integração, rompendo com as barreiras tradicionais entre as disciplinas e promovendo uma visão mais abrangente e conectada do conhecimento.
Coleções
Espaço dedicado à memória institucional - obras de arte, fotografias, pinturas, documentos arquivísticos e muito mais.
Coleções
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies