O Instituto de Contas (ICON) promoveu, na terça-feira (20/9), na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina, encontro que reuniu representantes de diversas escolas governamentais catarinenses, com o objetivo de integrar o trabalho desenvolvido por esses órgãos, compartilhando experiências de capacitação, e de organizar uma rede que possibilite a atuação conjunta e integrada entre as várias unidades corporativas. “A formação de uma rede oportunizará a integração das escolas e o compartilhamento de atividades de capacitação, o que contribuirá para a melhoria dos resultados”, destacou a coordenadora eleita do Grupo de Educação Corporativa do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (GEC/Promoex), a diretora-executiva do ICON, Joseane Aparecida Corrêa, que, na ocasião, também representou o supervisor do Instituto, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior.
Segundo Joseane, as experiências realizadas por determinada corporação podem ser aproveitadas por outras. “É certo que cada órgão tem sua especificidade, mas existem temas que são comuns a todos as instituições públicas”, enfatizou, ao citar como exemplo assuntos relacionados a licitações e contratações, política de gerenciamento de recursos humanos, capacitação e formação de lideranças, cursos técnicos de redação e programas de informática, como Excel, e outros.
A proposta é que se institua uma rede entre as diversas unidades corporativas, criando condições para que as escolas auxiliem umas às outras, a exemplo do que já ocorre a partir das parcerias entre o TCE/SC e a Rede de Escolas de Governo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Rede de Educação Corporativa desenvolvida pelo GEC/Promoex. Através desta rede, que pode ser viabilizada com a assinatura de termo de cooperação técnica, será possível realizar um planejamento conjunto, com compartilhamento de experiências práticas e cursos técnicos.
Para atingir esses objetivos, os 18 representantes reunidos decidiram alguns passos estratégicos iniciais a fim de viabilizar o projeto. As primeiras providências tomadas foram a criação de uma lista de e-mails dos membros das escolas de governo, inclusive daquelas que não estavam presentes na reunião, e a formação de um grupo de trabalho reduzido, mas com representatividade de todos os poderes e esferas da administração, incluindo escolas do Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e Ministério Público das esferas estadual, municipal e federal. Este grupo irá se reunir periodicamente, a fim de elaborar propostas de planejamento e plano de ação, que serão avaliadas na próxima reunião entre todas as escolas, já marcada para o mês de novembro. Para a elaboração deste planejamento e plano de ação, o grupo de trabalho fará o mapeamento das necessidades de cada escola, bem como dos trabalhos desenvolvidos por elas e que possam atender à demanda das demais.
Participaram da reunião no auditório do TCE/SC, representantes da Escola Fazendária da Secretaria da Fazenda, Escola de Gestão Pública Municipal da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Academia Judicial do Poder Judiciário, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Profissional do Ministério Público catarinense, da Escola Superior da Magistratura do Estado, Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), Escola do Legislativo, Academia da Polícia Civil, Escola ENA Brasil. Também estiveram presente, servidores da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado da Administração e da área de treinamento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que ainda não possuem escola corporativa instituída, mas desempenham atividades de treinamento e capacitação.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies