Nos dias 6 e 7 de junho, o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) realizam o II Encontro Nacional de Auditores de Tecnologia da Informação (Enauti). O evento ocorrerá no auditório do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio eletrônico, nos sites www.irbcontas.org.br e www.tc.df.gov.br, até o dia 3 de junho.
A programação, que contempla temas sobre Governança, Segurança e Contratação de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), é voltada a servidores envolvidos com a Auditoria de TIC, no âmbito dos Tribunais de Contas, Órgãos Centrais de Controle Interno e demais Órgãos e Entidades Governamentais.
“No evento serão abordados temas de procedimentos afetos à fiscalização da gestão e do uso da tecnologia da informação e comunicação pela Administração Pública”, destacam os presidentes Severiano José Costandrade de Aguiar, do IRB, e Inácio Magalhães Filho, do TCDF, em ofício enviado ao presidente do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas Junior. Segundo eles, o assunto é pertinente por favorecer “o incremento da política de estreitamento das relações entre as equipes de auditoria de tecnologia da informação e a constituição de um fórum de cooperação interinstitucional”.
A programação prevê a realização de palestras, paineis e mini-cursos. Destaque para a palestra “Diagnóstico da Informatização dos Tribunais de Contas com relação aos Sistemas para o Controle Externo”, que será ministrada, no dia 7, às 14 horas, pelo analista de controle externo e subdiretor da 13ª Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE), José Auriço Oliveira. Também no dia 7, haverá o painel “Atuação em Conjunto dos TCs para Fiscalização de TIC”, marcado para as 16h45min. No dia 6, serão proferidas quatro palestras. Em uma delas, às 10 horas, o diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Raphael Mandarino Júnior, abordará o tema “Segurança da Informação e Comunicação no Âmbito da Administração Pública Federal”.
Entre os nove palestrantes, quatro são representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) que atuam em alguma Secretaria de Fiscalização de TI: Carlos Alberto Mamede Hernandes, diretor na 1ª Secretaria; Daniel Jezini Netto, diretor na 2ª Secretaria; Márcio Rodrigo Braz e Wesley Vaz Silva. Outros dois são servidores de tribunais estaduais: José Auriço Oliveira, do TCE/CE, e Flávio José Fonseca de Souza, diretor do Núcleo de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCDF.
Também estão entre os palestrantes, Claudio Chauke Nehme, especialista em Inteligência Estratégica e Gestão do Conhecimento, Leandro Pfeifer, que atuou como consultor responsável pela implantação do projeto de governança de TI do Supremo Tribunal Federal e dos Correios e em projetos de segurança do TCU e Ministério da Saúde, e Raphael Mandarino Júnior, da Presidência da República.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (63) 32325953, do IRB, ou (61) 33142134, do TCDF.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies