menu

Depoimento de servidor alerta para perigos das drogas

qui, 28/06/2012 - 13:22
Depoimento de servidor alerta para perigos das drogas

“Quando meu processo de recuperação encerrou, meu maior medo era o sentimento de inutilidade”, disse o servidor Valmor Raimundo Machado Júnior, no depoimento que deu aos colegas, durante evento realizado no auditório, nesta terça-feira (26/7), pela passagem do Dia Mundial de Combate às Drogas. Ao voltar definitivamente ao trabalho, em 1º de dezembro de 1994, após inúmeros períodos de afastamento por atestados médicos devido ao uso de drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, Valmorzinho, como é conhecido pelos colegas, pensou sobre como poderia ser aproveitado na instituição. Pesquisando sobre o trabalho de prevenção ao uso de drogas em outros órgãos, propôs a criação do Programa de Prevenção e Acompanhamento à Dependência do Álcool e outras Drogas no TCE/SC.

O PROTC tem como objetivo prevenir o consumo abusivo de drogas lícitas e ilícitas pelos funcionários do Tribunal. Além disso, também encaminha para tratamento portadores de dependência química, buscando a melhora do desempenho profissional e a qualidade de vida do funcionário. Para Valmorzinho, responsável pelo desenvolvimento do programa, as instituições precisam dispensar atenção aos servidores com problemas com drogas. “A aposentadoria por causa do envolvimento com álcool e outras drogas é um fracasso institucional e pedagógico a ser evitado”, lamentou.

Ele também comentou sobre a importância da colaboração dos colegas de trabalho na identificação de servidores dependentes químicos. “Geralmente é o chefe o primeiro a perceber as consequências do envolvimento com drogas, pois a produtividade do servidor fica prejudicada”, explicou. O PROTC também atende familiares dos servidores, além de ativos e inativos. O Programa, que existe desde 1995, conta com o apoio de profissionais da Divisão de Assistência à Saúde e do Departamento de Recursos Humanos (Saiba Mais).

O presidente Cesar Filomeno Fontes elogiou a coragem do servidor em expor sua história em público. Valmor Machado Junior ingressou no TCE/SC em 1986 e ocupa o cargo de técnico de atividades administrativas e de controle externo. Ele é pedagogo, com pós-graduação em psicopedagogia clínica. “Após minha recuperação, passei a me dedicar à prática esportiva, que aumenta a produção de endorfina no organismo.” Triatleta, está inscrito para o Ironman Brasil do ano que vem, prova que é realizada em Florianópolis.

O evento em alusão ao Dia Mundial de Combate às Drogas foi mais uma ação do PROTC, organizado pelo Departamento de Recursos (DERH), por meio das divisões de Assistência à Saúde e de Gestão de Pessoas, com o apoio do Instituto de Contas.

Palestras
Após a exposição do servidor Valmor Machado Júnior, o público presente ao auditório assistiu a duas palestras. A primeira com o psiquiatra e pesquisador do Instituto Nacional de Políticas Públicas de Álcool e Drogas (Inpad) Marcos Zaleski, que falou sobre o consumo de álcool e seus efeitos e os tratamentos prescritos para cada grau de dependência. E a segunda, com o tenente-coronel da Polícia Militar de Santa Catarina Carlos Alberto de Araujo Gomes Júnior, comandante do 4º Batalhão, de Florianópolis, que abordou o consumo de drogas por policiais e como são tratados esses casos pela Corporação. Araújo Gomes também falou sobre a relação das drogas com a criminalidade. “Se tem tráfico, é porque tem consumidor”, disse, ao comentar que a própria sociedade, muitas vezes sem se dar conta, colabora para os problemas de segurança pública. “Se há furtos e roubos, é por que há receptação”, acrescentou.

Saiba Mais: Como ajudar?
O chefe/diretor encaminha o funcionário para a Divisão de Assistência à Saúde. A equipe do PROTC analisa e propõe ao funcionário o plano de tratamento. Todo o atendimento será feito em ambulatório, obedecendo ao anonimato e a confidencialidade do assunto. Se houver constrangimento por parte das chefias ou mesmo da própria pessoa na busca pela ajuda, o atendimento poderá ser feito por telefone (3221-3828 ou 3221-3695), sem a necessidade de identificação.
Fonte: folder do PROTC

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques