O auditor fiscal de controle externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e diretor administrativo do Instituto Brasileiro de Obras Públicas (Ibraop), Pedro Jorge de Oliveira, participou do painel “Projeto” no Seminário de Obras Públicas, no TCE/RS, em Porto Alegre, nos dias 10 e 11 de novembro. No evento, foram abordados os problemas na realização de obras públicas, do planejamento à fiscalização, incluindo a atuação do controle externo.
Na sua apresentação, o engenheiro Pedro Jorge evidenciou as dificuldades nos projetos e destacou as responsabilidades de todos os atores envolvidos nas obras públicas: administração pública, tribunais de contas, empresas contratadas e profissionais de engenharia e arquitetura.
O servidor do TCE/SC ressaltou que os problemas com obras públicas podem ser evitados com planejamento, bons projetos, tempo suficiente para elaborá-los, valorização e capacitação de profissionais de engenharia e da administração pública. “Só assim teremos obras com qualidade a preços justos e no prazo estipulado inicialmente”.
Ao final do seminário, foi elaborada uma Carta de Intenções sobre temas discutidos no evento para a promoção do adequado relacionamento entre os responsáveis pelas diversas etapas e procedimentos na execução de obras públicas, além de proposições, inclusive legislativas.
O evento foi realizado pelo TCE/RS. Contou com o apoio das seguintes entidades gaúchas: Fórum de Infraestrutura, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Sindicato dos Engenheiros (Senge), Sindicato da Engenharia e da Arquitetura (Sinaenco) e diversas outras instituições.
Crédito da foto: Crea/RS
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies