menu

TCE/SC reúne cerca de 400 gestores para orientações sobre boas práticas e aperfeiçoamento da gestão pública

ter, 08/07/2025 - 18:00
Imagem mostra um palco com 20 pessoas perfiladas, a maioria homens

Cerca de 400 gestores públicos de prefeituras pertencentes à Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc) e da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc) se reuniram, nesta terça-feira (7/7), em Arroio Trinta, para participar do 25° Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, organizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). O objetivo é intensificar a aproximação do órgão de fiscalização com os agentes públicos dos Executivos dos 295 municípios catarinenses a partir da disseminação de orientações e de boas práticas para o aperfeiçoamento da administração pública. A programação do Ciclo vai até o dia 31 de julho (cronograma), e ocorre em 13 etapas regionais.

"É marcante para a história dessas 25 edições do Ciclo sair das cidades-polo e levar a outros municípios a oportunidade de vivenciar essa experiência. O Ciclo, que já faz parte do calendário anual dos municípios, tem o objetivo de capacitar os gestores públicos para ações preventivas de mitigação de erros e, por consequência, evitar prejuízos antes de uma contratação ser efetivada e o pagamento feito. Evitamos até, dessa forma, alguma demanda jurídica ou administrativa ao gestor", explica o diretor do Instituto de Contas (Icon), Moisés Hoegenn.

Ao menos 11 prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe estiveram presentes: Antônio Serighelli, de Arroio Trinta; Alencar Mendes, de Caçador, também presidente da Amarp; Wilson Ribeiro, de Fraiburgo; Luci Peretti, de Iomerê; Marcelo Spautz, de Lebon Régis; Simone Zanella, de Macieira;  Gilvane de Moraes, de Rio das Antas; Nereu Borga, de Salto Veloso; Aldair Biasiolo, de Tangará; Argemiro dos Santos, de Timbó Grande; e Wilmar Carelli, de Videira.

Também participaram os prefeitos de Abdon Batista, Lucimar Salmória, e de Água Doce, Giovani Brandalise; além dos secretários executivos da Amarp, Odivar Clovis Biscaro, da Amplasc, Juliana Aisi Breger Cenc, e da Ammoc, Denir Zulian.

“Cada um que se deslocou a este evento para aprender, buscar alternativas para evitar o erro, em vez de consertar o erro, fazer com que a administração pública seja mais efetiva e que ela alcance seu objetivo, deve se sentir motivado com a forma de atuação do TCE/SC. O Tribunal nos traz uma forma de fazer administração pública voltada para as pessoas e dentro das regras”, afirmou o prefeito de Caçador, representando os demais prefeitos. O prefeito-anfitrião de Arroio Trinta, Antônio Serighelli, salientou a inciativa do TCE/SC de promover o Ciclo de Estudos em cidades que não são polos regionais. 

Acompanhe o TCE/SC
Portal: www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc  
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina  
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques