Ao menos 300 gestores públicos da região da Grande Florianópolis participaram, nesta quinta-feira (17/7), da etapa da Capital da 25ª edição do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, que contou com representantes de 22 municípios da região. O Ciclo, organizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), apenas neste ano, já capacitou ao menos 2 mil pessoas — até 31 de julho (cronograma, programação e inscrição), percorrerá 13 etapas.
"Todos aqui têm um grande compromisso com o nosso maior credor, que é a sociedade. É pelas mãos dos gestores aqui presentes que chega aos mais vulneráveis o atendimento às necessidades primárias indispensáveis, por meio das políticas públicas executadas para que essas pessoas possam continuar a dar a sua contribuição social e arrecadatória de todos os nossos municípios e do Estado. Não é trabalho de uma ou duas pessoas, que se faz de uma hora para outra. É um trabalho de todos aqueles que integram o Tribunal e dos que representam a administração pública", afirmou o presidente do TCE/SC, Herneus De Nadal, na abertura.
De Nadal ressaltou a parceria do Tribunal de Contas com as associações de municípios, que contribuem para a organização do Ciclo de Estudos, e com as prefeituras, que têm o entendimento da importância da capacitação para oferecer um melhor serviço público. "O servidor pode fazer a diferença na vida de tanta gente. Fazer o melhor em favor dos que mais precisam do nosso trabalho. Quem está na vida pública tem essa missão e esse compromisso, e o TCE/SC, como resultado dos últimos anos voltados para a atuação preventiva, concomitante e dialógica, atua no fornecimento das condições para que isso se torne viável", concluiu.
Para o secretário executivo da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GranFpolis), Marius Bagnati, a nova postura o TCE/SC, como uma entidade educadora, presta um serviço para a sociedade, não só no controle externo, mas também como orientador para as boas práticas da gestão pública. A prefeita de Paulo Lopes, Fernanda Rodrigues Leite, que representou os prefeitos, afirmou que o Ciclo é uma importante ferramenta para a administração pública porque antecipa desafios que os gestores vivem no dia a dia. "É um espaço que nos faz levar às nossas cidades um trabalho mais qualificado e eficiente", afirmou.
O Ciclo de Estudos é uma iniciativa que busca intensificar a aproximação do órgão de fiscalização com os agentes públicos dos 295 municípios catarinenses, a partir da disseminação de orientações e de boas práticas para o aperfeiçoamento da administração pública. A edição de 2024 foi reconhecida pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Contas como um dos três melhores cases de capacitação do país na sua área.
"É o evento mais longevo do TCE/SC e que só é tão longevo porque não é um evento exclusivamente do Tribunal de Contas. É porque as associações têm forte adesão, nos apoiam e reconhecem o valor do Ciclo. Temos nos adequado aos novos tempos, às novas exigências. O Ciclo é resultado de uma parceria”, comenta o diretor do Instituto de Contas, Moisés Hoegenn.
Acompanhe o TCE/SC
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies