menu

Doação de mudas e compromisso com a descarbonização para marcar os 70 anos do TCE/SC

seg, 01/12/2025 - 09:27
Resumo em linguagem simples

O TCE/SC celebrou seus 70 anos com a doação de 350 mudas nativas para municípios das cinco mesorregiões catarinenses (Florianópolis, Chapecó, Criciúma, Joinville e Lages), reforçando o compromisso com a descarbonização e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. A ação integra o Plano de Logística Sustentável do TCE/SC e marca o início do inventário de emissões de gases de efeito estufa. As espécies foram escolhidas conforme características regionais.

Banner horizontal com fundo verde e quatro fotos das entregas das mudas. Nelas, aparecem pessoas recebendo e mostrando as plantas. Na borda superior, logo da Comissão ASG e do TCE/SC e selos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 7 e 13.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) uniu simbolismo e ação concreta numa iniciativa para marcar os 70 anos da Instituição, comemorados neste mês de novembro: a doação de 350 mudas de árvores nativas para um município de cada mesorregião catarinense. A atitude reforça o compromisso do Tribunal com a descarbonização, eixo central da agenda climática global. 

A ação marca também o início do trabalho voltado à descarbonização institucional, com a realização de um inventário de emissões de gases de efeito estufa. A descarbonização é o processo de reduzir esses gases, especialmente o dióxido de carbono (CO2).  

“Que o aniversário do TCE/SC seja mais do que uma data comemorativa, mas um chamado coletivo à responsabilidade com as próximas gerações”, destaca a coordenadora da Comissão Ambiental, Social e de Governança (ASG) do TCE/SC, Andressa Zancanaro de Abreu.  

A proposta da distribuição de mudas foi da Comissão ASG, contou com o apoio da Assessoria Militar, e está alinhada ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do TCE/SC, especialmente ao eixo de educação e sustentabilidade. A ideia é sensibilizar as autoridades e a sociedade civil das cinco mesorregiões catarinenses para a necessidade de recuperação ambiental. 

A descarbonização também está diretamente relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU) que orientam a redução de emissões de gases de efeito estufa e a promoção da eficiência energética. 

Os municípios de Florianópolis, Chapecó, Criciúma e Lages já receberam as mudas, como símbolo de uma aliança verde orientada pela valorização de práticas sustentáveis. As espécies foram escolhidas de acordo com características históricas, culturais e ambientais de cada região. 

Em dezembro, serão entregues para Joinville 70 mudas de espécies da mata nativa, como canela-preta, peroba, guatambu, jequitibá, pau-óleo e araçá-piranga-rugoso. O plantio será realizado em parceria com o Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, que fará o cadastro das mudas em um aplicativo para acompanhar seu crescimento

Doações realizadas 
Imagem da entrega realizada em Florianópolis. Há sete pessoas na foto, lado a lado. Entre os presentes, auditores do Tribunal de Contas e membros da Prefeitura. Eles estão em um local com área verde. Há uma muda plantada. Florianópolis (Região da Grande Florianópolis) 

Recebeu 70 mudas de garapuvu (Schizolobium parahyba), espécie nativa, para ajudar a preservar a vegetação original da Capital. A entrega aconteceu na tarde desta terça-feira (26/11), na Lagoa do Peri, com a presença do secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick Rates. Representaram o Tribunal de Contas do Estado o auditor fiscal de controle externo Azor El Achkar e a estagiária de pós-graduação Ana Karolina Matias Emydio, ambos integrantes da Comissão ASG do TCE/SC. Parte das mudas será plantada na própria área da lagoa, e as demais em áreas de encosta da cidade.  

Criciúma (Região Sul) 

Foto da entrega realizada em Criciúma. Há três homens, lado a lado, que estão em um espaço aberto, em frente às mudas recebidas do Tribunal. Ao fundo, há área verde. Recebeu 70 mudas de aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius), espécie resistente a áreas degradadas e capaz de absorver metais pesados, ajudando na regeneração do solo da região, que tem história da mineração. A entrega ocorreu em 12 de novembro, no Horto Florestal José Milanese. 
 

 
 
Chapecó (Região Oeste) 

Foto da entrega realizada em Chapecó. Há um homem segurando duas mudas recebidas. Ele está em um espaço aberto, com vegetação e prédios atrás. Recebeu 70 mudas de erva-mate (Ilex paraguariensis), planta nativa da Mata Atlântica e presente nas tradições indígenas e no chimarrão, um dos símbolos culturais dos gaúchos, que colonizaram a região. A entrega foi feita em 13 de novembro, na Secretaria de Desenvolvimento Rural. 

 
 
 
 

 

 

 

 

 

Lages (Região Serrana) 

Foto da entrega realizada em Lages. Há uma caminhonete carregada de mudas de planta. Atrás, um homem verifica um papel. Recebeu 70 mudas de ipê-amarelo (Handroanthus albus), árvore que representa esperança e renovação, pois floresce no inverno ou na estação seca. A entrega ocorreu em 12 de novembro, no Horto Florestal da cidade. 

Acompanhe o TCE/SC
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

 

 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Rádio TCE/SC