O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o Selo Diamante da Atricon por garantir alta transparência ativa em seu portal. A premiação do Ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) foi entregue em 4 de dezembro, durante o quarto Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado no CentroSul, em Florianópolis.
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) recebeu, no dia 4 de dezembro, o troféu e o Selo Diamante, conferidos pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), diante do grau de transparência ativa em seu Portal. A iniciativa integra o Ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), e a divulgação dos resultados ocorreu durante a programação do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado no CentroSul, em Florianópolis.
Na oportunidade, o coordenador-geral do PNTP, conselheiro Antonio Joaquim, apresentou os dados da edição que avaliou mais de 10 mil portais de órgãos públicos. Segundo ele, 2.912 espaços de transparência foram certificados, sendo que 998 conquistaram o Selo Diamante, 1.082 receberam o Selo Ouro e 832 ficaram com o Selo Prata — esse número representa um aumento de 112% da 1ª edição, em 2022, até agora. Em Santa Catarina, 50 portais conquistaram o Selo Diamante, 64 o Ouro e 34 o Prata (Saiba mais).
O conselheiro Antonio Joaquim informou que o trabalho de análise envolveu mais de 10 mil pessoas, entre elas mais de 500 técnicos dos 33 tribunais de contas (TCs) do país. Nesse período, foi percebido que 49% dos portais foram aprimorados desde a última edição, em 2024. “Estamos cumprindo nosso dever de ser uma instituição efetiva, oferecendo aos cidadãos uma ferramenta importante para o controle social. Quando começamos, em 2022, menos de 20% dos órgãos tinham um portal certificado. Hoje, chegamos a um índice de transparência de 66,6%. Nossa meta é chegar a 75% dos portais certificados”, afirmou.
Presente ao ato, o presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva, agradeceu às autoridades estaduais que se deslocaram até Florianópolis, em Santa Catarina, para receber o Selo, e relembrou que o PNTP foi idealizado na gestão do conselheiro Cezar Miola, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, como presidente da entidade. “É uma satisfação realizar um programa de tamanha envergadura, que estimula a transparência pública para que o cidadão tenha conhecimento, em linguagem fácil, de como seu dinheiro está sendo aplicado”, disse.
De acordo com o conselheiro Edilson, o esforço dos gestores em ampliar a transparência é visível. “Queremos continuar estimulando a melhoria dos portais até que todos cumpram seu dever constitucional e a sociedade tenha acesso a informações relevantes para o pleno funcionamento da cidadania.”
Durante o evento, foram entregues troféus aos representantes dos tribunais de contas, que terão a responsabilidade de repassar as certificações aos integrantes de cada estado que não puderam comparecer à solenidade. No IV CITC, a premiação foi concedida pelo presidente da Atricon, Edilson Silva; pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes; pelo presidente do TCE/SC, Herneus De Nadal; pelo presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antônio Guaraná; e pelo coordenador-geral do PNTP, Antônio Joaquim.
O resultado do Ciclo 2025 está disponível no Radar Nacional da Transparência Pública, ferramenta que busca contribuir para o exercício do controle social e para o aprimoramento da disponibilização de dados, de forma espontânea e independente de solicitação. O espaço traz a visão geral sobre a situação no Brasil, dividida por estado, por município, por Poder, por esfera, por órgão, por região e por nível de transparência. É possível consultar as respostas dadas pelos controladores internos, validadas pela equipe interna dos TCs, e acessar os links fornecidos pelos agentes públicos, como comprovação de atendimento ou não dos critérios.
Para a realização do levantamento, os controladores internos dos Executivos e dos Legislativos dos estados e dos municípios brasileiros, dos Tribunais de Justiça, de Ministérios Públicos e de Defensorias Públicas estaduais, e de estatais e consórcios públicos municipais tiveram que responder questionário com 176 critérios definidos — entre essenciais, obrigatórios e recomendados —, distribuídos em 20 dimensões, e apresentar as evidências para comprovação. A partir daí, as equipes internas dos TCs fizeram a checagem, e a Atricon classificou os portais a partir de índices que variaram de 0 a 100%. Obtiveram o certificado — versões Diamante, Ouro ou Prata — os portais que cumpriram, no mínimo, todos os critérios essenciais e alcançaram um nível de transparência superior a 75%.
O Programa Nacional da Transparência Pública tem a parceria do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT) e a participação de todas as cortes de contas do país — o TCE/SC participa desde a edição-piloto, em 2022. Conta com o apoio do IRB, do CNPTC, da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asur), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).
A iniciativa tem a finalidade de padronizar, de orientar, de estimular, de induzir e de fiscalizar a transparência da Administração Pública. Para tanto, são adotadas as seguintes estratégias:
- divulgação de critérios de transparência nacionais e uniformes, alinhados com a legislação específica, para que sirvam de subsídio para os controles interno, externo e social;
- avaliação periódica do atendimento a esses critérios, por meio de ações coordenadas, envolvendo os controles interno, das unidades gestoras, e o externo, exercido pelos tribunais de contas;
- concessão do Selo de Qualidade em Transparência Pública, nas categorias Diamante, Ouro e Prata, para os Poderes e órgãos que atenderem aos requisitos mínimos definidos no Programa; e
- divulgação dos resultados no Radar da Tansparência, ferramenta interativa que busca contribuir para o exercício do controle social e para o aprimoramento da disponibilização de dados, de forma espontânea e independente de solicitação.
Selo Diamante
Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina
Governo do Estado de Santa Catarina
Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina
Câmara Municipal de Balneário Piçarras
Câmara Municipal de Caçador
Câmara Municipal de Chapecó
Câmara Municipal de Gaspar
Câmara Municipal de Indaial
Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Câmara Municipal de Joinville
Câmara Municipal de Nova Erechim
Câmara Municipal de Penha
Câmara Municipal de Peritiba
Câmara Municipal de Pinhalzinho
Câmara Municipal de Princesa
Câmara Municipal de Rio do Sul
Câmara Municipal de Rio dos Cedros
Câmara Municipal de São Carlos
Câmara Municipal de São Francisco do Sul
Câmara Municipal de São José
Câmara Municipal de São José do Cedro
Câmara Municipal de São José do Cerrito
Câmara Municipal de Schroeder
Câmara Municipal de Seara
Câmara Municipal de Sul Brasil
Câmara Municipal de Timbó
Câmara Municipal de Tubarão
Câmara Municipal de Vitor Meireles
Câmara Municipal de Xavantina
Prefeitura Municipal de Arvoredo
Prefeitura Municipal de Brusque
Prefeitura Municipal de Criciúma
Prefeitura Municipal de Forquilhinha
Prefeitura Municipal de Guaramirim
Prefeitura Municipal de Guarujá do Sul
Prefeitura Municipal de Imbituba
Prefeitura Municipal de Itá
Prefeitura Municipal de Itapoá
Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
Prefeitura Municipal de Joinville
Prefeitura Municipal de Penha
Prefeitura Municipal de Pomerode
Prefeitura Municipal de Princesa
Prefeitura Municipal de Quilombo
Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros
Prefeitura Municipal de Rio Negrinho
Prefeitura Municipal de São Bento do Sul
Prefeitura Municipal de Serra Alta
Prefeitura Municipal de Tunápolis
Prefeitura Municipal de Xavantina
Selo Ouro
Ministério Público do Estado de Santa Catarina
Câmara Municipal de Blumenau
Câmara Municipal de Canoinhas
Câmara Municipal de Guaraciaba
Câmara Municipal de Itapoá
Câmara Municipal de Ituporanga
Câmara Municipal de Jaguaruna
Câmara Municipal de Modelo
Câmara Municipal de Navegantes
Câmara Municipal de Paial
Câmara Municipal de Paraíso
Câmara Municipal de Petrolândia
Câmara Municipal de Presidente Castello Branco
Câmara Municipal de Rio Negrinho
Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste
Câmara Municipal de Tijucas
Câmara Municipal de Três Barras
Câmara Municipal de Vidal Ramos
Câmara Municipal de Videira
Prefeitura Municipal de Agrolândia
Prefeitura Municipal de Anchieta
Prefeitura Municipal de Apiúna
Prefeitura Municipal de Arabutã
Prefeitura Municipal de Araranguá
Prefeitura Municipal de Ascurra
Prefeitura Municipal de Balneário Barra do Sul
Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras
Prefeitura Municipal de Barra Bonita
Prefeitura Municipal de Biguaçu
Prefeitura Municipal de Blumenau
Prefeitura Municipal de Coronel Freitas
Prefeitura Municipal de Correia Pinto
Prefeitura Municipal de Florianópolis
Prefeitura Municipal de Garuva
Prefeitura Municipal de Gravatal
Prefeitura Municipal de Guatambú
Prefeitura Municipal de Ibirama
Prefeitura Municipal de Indaial
Prefeitura Municipal de Irineópolis
Prefeitura Municipal de Itajaí
Prefeitura Municipal de Ituporanga
Prefeitura Municipal de José Boiteux
Prefeitura Municipal de Massaranduba
Prefeitura Municipal de Modelo
Prefeitura Municipal de Mondaí
Prefeitura Municipal de Navegantes
Prefeitura Municipal de Paial
Prefeitura Municipal de Peritiba
Prefeitura Municipal de Presidente Getúlio
Prefeitura Municipal de Rio do Campo
Prefeitura Municipal de Rio do Oeste
Prefeitura Municipal de Rio do Sul
Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Sul
Prefeitura Municipal de São Carlos
Prefeitura Municipal de São Joaquim
Prefeitura Municipal de São José do Cedro
Prefeitura Municipal de Schroeder
Prefeitura Municipal de Tijucas
Prefeitura Municipal de Timbó
Prefeitura Municipal de Treviso
Prefeitura Municipal de Treze de Maio
Prefeitura Municipal de Videira
Cincatarina - Consórcio Interfederativo Santa Catarina
Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Amunesc
Selo Prata
Câmara Municipal de Doutor Pedrinho
Câmara Municipal de Guarujá do Sul
Câmara Municipal de Imbituba
Câmara Municipal de Morro da Fumaça
Câmara Municipal de Paulo Lopes
Câmara Municipal de Pomerode
Câmara Municipal de São Cristóvão do Sul
Câmara Municipal de Xaxim
Prefeitura Municipal de Água Doce
Prefeitura Municipal de Águas Frias
Prefeitura Municipal de Alto Bela Vista
Prefeitura Municipal de Bom Jardim da Serra
Prefeitura Municipal de Braço do Trombudo
Prefeitura Municipal de Chapecó
Prefeitura Municipal de Concórdia
Prefeitura Municipal de Coronel Martins
Prefeitura Municipal de Curitibanos
Prefeitura Municipal de Descanso
Prefeitura Municipal de Doutor Pedrinho
Prefeitura Municipal de Erval Velho
Prefeitura Municipal de Içara
Prefeitura Municipal de Lacerdópolis
Prefeitura Municipal de Laguna
Prefeitura Municipal de Lindóia do Sul
Prefeitura Municipal de Major Vieira
Prefeitura Municipal de Maravilha
Prefeitura Municipal de Mirim Doce
Prefeitura Municipal de Paraíso
Prefeitura Municipal de Pinheiro Preto
Prefeitura Municipal de Rodeio
Prefeitura Municipal de São Domingos
Prefeitura Municipal de São João Batista
Prefeitura Municipal de São Ludgero
Prefeitura Municipal de São Miguel da Boa Vista
Acompanhe o TCE/SC:
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies