menu

Auditores do TCE/SC a serviço da ONU participam de fase final de auditoria na UN Woman

seg, 11/05/2026 - 09:29
Resumo em linguagem simples

Auditores do TCE/SC participaram, nos EUA, da auditoria da ONU na entidade UN Women, que promove igualdade de gênero. O trabalho verifica se as contas de 2025 estão corretas e se os recursos foram bem aplicados. Também avalia controles, gestão e governança. A ação amplia a experiência técnica dos auditores e contribui para melhorar o controle público em Santa Catarina.

A foto mostra nove pessoas perfiladas. Há quatro mulheres na imagem, duas na ponta de esquerda e duas mais ao centro.

A serviço das Nações Unidas (ONU), os auditores fiscais de Controle Externo do Tribunal de Contas da Santa Catarina (TCE/SC) Juliana das Neves Moser e Leandro Marques estão participando, nos Estados Unidos, da fase final da auditoria financeira na UN Woman, a entidade da ONU dedicada a promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino que atua em 90 países. O trabalho consiste em verificar se as demonstrações financeiras de 2025 representam corretamente a situação contábil da organização e se os gastos foram feitos de acordo com as regras e objetivos aprovados pela entidade. Durante a auditoria, também estão sendo avaliados os controles internos, processos financeiros e aspectos de gestão e governança.

"A participação de integrantes do TCE/SC em auditorias internacionais na ONU contribui para a ampliação da capacidade técnica da Instituição, proporciona contato com práticas e desafios de auditoria em um ambiente global, especialmente em temas de alta complexidade, favorece a troca de experiências e a incorporação de conhecimentos que podem gerar benefícios também para o controle externo realizado em Santa Catarina", comenta Juliana Moser.

A auditoria na UN Woman começou no ano passado, com etapas preliminares ao longo do período, e será concluída com a etapa presencial, que se iniciou no fim de abril e termina no dia 22 maio. Nessa visita são consolidados os testes e discussões dos achados e elaborado o relatório final de auditoria.

"Participar de um projeto dessa magnitude é uma oportunidade de contribuir para a governança e a boa aplicação de recursos em nível global e também de demostrar a capacidade do nosso Tribunal de atuar em auditorias de alta complexidade", afirma Marques.

A equipe brasileira que atua no Conselho de Auditores das Nações Unidas (UN BoA) conta com, além dos dois auditores do TCE/SC, outras quatro pessoas: três auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) e um da Controladoria-Geral da União (CGU). O trabalho envolve auditorias presenciais e revisões remotas.

Acompanhe o TCE/SC
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Concurso do TCE/SC
Prêmio de Jornalismo do TCE/SC — Conselheiro Salomão Ribas Junior
1º Congresso de Agroecologia dos Tribunais de Contas
Engenharia em Pauta
EducaTCE/SC
Programa Nacional da Transparência Pública - Ciclo 2026
Espaço da Revista do TCE/SC
Portal da Residência
Rádio TCE/SC
TCs na TV