menu

TCE/SC adverte: prazo de resposta ao questionário de transparência ativa termina nesta sexta-feira (29/5)

seg, 25/05/2026 - 08:06
Resumo em linguagem simples

O TCE/SC ressalta que termina, nesta sexta-feira (29/5), o prazo para preenchimento do questionário de transparência ativa. Devem participar órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo do Estado e dos 295 municípios, além de estatais e consórcios públicos. O levantamento integra o quinto ciclo do Programa Nacional da Transparência Pública (PNTP) e tem o objetivo de avaliar e medir o nível de transparência ativa dos órgãos públicos da administração pública brasileira.

Banner horizontal com fundo branco e elementos gráficos geométricos em tons de verde, azul e amarelo. Há as seguintes informações: o logotipo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), composto pelo nome e pelo desenho de uma lupa com a sigla TP ao centro; e o texto “Últimos dias”, em uma tarja vermelha, e “Questionário. Respostas: até 29 de maio”.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) reforça o alerta aos gestores públicos de que termina, nesta sexta-feira (29/5), o prazo para o preenchimento do questionário de transparência ativa pelos controladores internos e responsáveis pelos portais.  

Devem responder ao levantamento os órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo do Estado e dos 295 municípios catarinenses, além de estatais e consórcios públicos municipais.  

O levantamento integra o quinto ciclo do Programa Nacional da Transparência Pública (PNTP), coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A iniciativa tem como objetivo avaliar e medir o nível de transparência ativa dos órgãos públicos, por meio de 181 critérios.  

Para auxiliar no preenchimento, o Portal do TCE/SC disponibiliza materiais de apoio, incluindo cartilha explicativamatriz com os critérios, arquivo com a síntese das principais mudanças deste ciclo e gravação da capacitação realizada no dia 27 de março.  

 

Próximas etapas 

Encerrado o prazo nesta sexta-feira (29/5), o TCE/SC iniciará a fase de verificação e validação das respostas, que ocorrerá de 1º a 19 de junho. Na sequência, haverá período para interposição de recursos, entre 22 de junho a 10 de julho. 

Os resultados finais serão consolidados pela Atricon, com divulgação prevista para o fim do ano. Os portais serão classificados em níveis que vão de 0 a 100%, nas categorias Diamante, Ouro, Prata, Elevado, Intermediário, Básico, Inicial e Inexistente.  

 

O PNTP  

O Programa Nacional de Transparência Pública tem a finalidade de padronizar, de orientar, de estimular e de fiscalizar a transparência na administração pública brasileira. A ação conta com o apoio de diversas instituições de controle e permite o acompanhamento público dos resultados, por meio do Radar da Transparência Pública

 

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Concurso do TCE/SC
Prêmio de Jornalismo do TCE/SC — Conselheiro Salomão Ribas Junior
1º Congresso de Agroecologia dos Tribunais de Contas
Engenharia em Pauta
EducaTCE/SC
Programa Nacional da Transparência Pública - Ciclo 2026
Espaço da Revista do TCE/SC
Portal da Residência
Rádio TCE/SC
TCs na TV