menu

TCE/SC contará com a colaboração das associações de municípios para definir plano de ações do biênio 2027-2028

sex, 06/11/2026 - 11:59
Resumo em linguagem simples

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) iniciou a elaboração do Plano de Ações 2027-2028, que definirá as principais ações estratégicas da Instituição para os próximos dois anos. Até 30 de novembro, as associações de municípios e setores do Tribunal poderão enviar contribuições e sugestões. Após essa etapa, a Assessoria de Planejamento (Apla) irá consolidar as propostas, promover oficinas para definição de metas e indicadores e estruturar o plano, alinhado aos oito objetivos do Planejamento Estratégico 2024-2030 e às necessidades dos municípios catarinenses. 

Banner horizontal com fundo em tons de lilás e o título “Plano Participativo” em destaque no canto superior esquerdo. Na parte inferior, há uma ilustração de uma mesa de reunião vista de cima, com pessoas participando de uma atividade colaborativa. Sobre a mesa, estão dispostos notebook, documentos, pranchetas, gráficos, calculadora, celulares, xícaras de café e plantas decorativas, remetendo ao planejamento, à troca de ideias e à construção coletiva.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) inicia, neste mês de novembro, a construção do Plano de Ações 2027-2028, que irá orientar as principais iniciativas estratégicas da Instituição para o período. O documento será elaborado de forma colaborativa, reunindo contribuições dos diversos setores do Tribunal e de representantes dos municípios do Estado. 

Nesta sexta-feira (6 de novembro), um ofício do TCE/SC foi enviado às 21 associações de municípios catarinenses, convidando-as a responderem a um questionário sobre temas relacionados: 

- à atuação do Tribunal de Contas; 
- à comunicação institucional; 
- à capacitação; 
- ao uso de tecnologia; e 
- aos desafios enfrentados pelas administrações municipais. 

"As associações de municípios são protagonistas na construção de soluções, no fortalecimento da gestão pública e no apoio e assessoramento aos municípios. A parceria entre o Tribunal e as associações é estratégica. Trata-se de cooperação em que todos ganham: o Tribunal, as associações, os municípios e, sobretudo, o cidadão catarinense, que poderá contar com serviços públicos de melhor qualidade", destaca o conselheiro José Nei Ascari, vice-presidente do TCE/SC. Ele assinou o ofício junto com o presidente Herneus De Nadal. 

Nei Ascari está a frente desse trabalho, pois o Plano de Ações 2027-2028 será executado na sua gestão. No dia 23 de setembro, o conselheiro foi eleito presidente da nova gestão do TCE/SC. Em fevereiro, ocorrerá a sua posse. 

O prazo para que as associações de municípios apresentam suas percepções e necessidades se encerra no dia 30 de novembro, mesma data-limite para os representantes das unidades internas do TCE/SC enviarem propostas de iniciativas estratégicas que contribuam para o alcance dos objetivos institucionais.   

As sugestões dos servidores do Tribunal de Contas contemplarão problemas ou oportunidades a serem enfrentados, resultados esperados, áreas envolvidas e alinhamento com a estratégia organizacional. Elas deverão ser enviadas por meio de processo específico no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), utilizando modelo de documento encaminhado aos diversos setores pela Assessoria de Planejamento (Apla) do TCE/SC.

Os passos seguintes 

Encerrada a fase de recebimento das contribuições, a Apla do TCE/SC irá consolidar e analisar as propostas, identificando convergências, prioridades e oportunidades de integração entre as iniciativas sugeridas. Em seguida, os conteúdos serão discutidos com as diretorias que ficarão responsáveis por cada uma das propostas. Na sequência, oficinas realizadas com os servidores irão definir indicadores, resultados-chave e métricas de acompanhamento, utilizando a metodologia OKR (Objectives and Key Results, em português, Objetivos e Resultados-Chaves). 

Conhecimento técnico + demandas dos fiscalizados 

O Plano de Ações 2027-2028 será o próximo desdobramento do Planejamento Estratégico 2024-2030. O processo de construção do documento busca garantir que ele reflita tanto a experiência e o conhecimento técnico dos servidores do TCE/SC quanto às demandas percebidas pelos municípios. O resultado deve ser um conjunto de iniciativas mensuráveis, alinhadas aos oito objetivos estratégicos do Tribunal de Contas e voltadas à geração de valor para a Administração Pública e para a sociedade catarinense. 

"A própria concepção do Planejamento Estratégico reforça que as pessoas devem estar no centro do planejamento e que o ato de planejar deve ser colaborativo e simples. Além disso, entre as formas de atuação previstas para o Tribunal, encontra-se expressamente a atuação dialógica", reflete o assessor de Planejamento do TCE/SC, Matheus Azevedo Ferreira Fidelis. 

Acompanhe o TCE/SC

Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC 
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
LinkedIN: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Orientações do TCE/SC frente à situação de emergência e calamidade pública
Concurso do TCE/SC
Prêmio de Jornalismo do TCE/SC — Conselheiro Salomão Ribas Junior
EducaTCE/SC
Programa Nacional da Transparência Pública - Ciclo 2026
Espaço da Revista do TCE/SC
Portal da Residência
Livro digital "Tribunal de Contas de Santa Catarina: há 70 anos fazendo diferença na vida das pessoas"
Rádio TCE/SC
TCs na TV