O conselheiro Salomão Ribas Junior, presidente do Instituto Rui Barbosa – associação civil de estudos dos tribunais de contas do Brasil – participou do I Fórum Rede de Controle do Tocantins durante o qual 14 instituições e entidades públicas assinaram o protocolo de intenções para a formação da Rede de Controle da Gestão Pública naquele Estado. O evento foi realizado na capital, Palmas, no dia 17/08. O protocolo objetiva promover a formação de parcerias estratégicas e a definição de diretrizes comuns, por meio do estabelecimento de compromissos e ações conjuntas voltadas para a fiscalização e o controle da gestão pública, bem como aderir à rede de controle de âmbito federal.
A reunião contou com a participação de cerca de 280 pessoas, dentre autoridades federais, estaduais e municipais, como o ministro do Tribunal de Contas da União José Jorge e o presidente do TCE/TO, Severiano José Costandrade de Aguiar, relatou o conselheiro Ribas Junior, no final da sessão plenária desta quarta-feira (19/08).
Na oportunidade, a procuradora da República no Distrito Federal Raquel Branquinho Pimenta Mamede Nascimento proferiu a palestra “Atuação conjunta das instituições de controle na defesa do patrimônio público e na responsabilização de agentes públicos”.
Amazonas
Na próxima sexta-feira (21/08) será a vez de o Amazonas aderir à Rede. Órgãos que fiscalizam e controlam a administração pública assinarão, em Manaus, acordo para articular ações contra desvios e mau uso de dinheiro público. Já implantada em oito estados, a Rede de Controle da Gestão Pública caracteriza-se pela atuação estratégica e pela definição de ações coordenadas, que, de acordo com o presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, são mais eficazes para coibir a prática da corrupção.
Com informações do Tribunal de Contas da União.
Crédito da foto: Site do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins
Estados que já aderiram à Rede de Controle da Gestão Pública:
Acre
Ceará
Espírito Santo
Paraíba
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Tocantins
Fonte: Site do TCU (www.tcu.gov.br)
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies