O Instituto de Contas (Icon) começou a definir o Programa de Capacitação Interna e Externa para o próximo ano. Mas para que as necessidades de capacitação sejam identificadas mais precisamente, está solicitando a colaboração dos titulares das unidades técnicas e administrativas e de representantes dos gabinetes de conselheiros e auditores na definição dos cursos e eventos que devam ser ofertados.
“Na avaliação das necessidades de capacitação interna o titular deverá levar em conta quais são as habilidades, os conhecimentos e as atitudes necessárias para o exercício dos cargos e das atividades da respectiva unidade e quais são as lacunas de competências”, diz o memorando nº 78/2009 do Icon (Saiba Mais). Após receber as informações, o Instituto de Contas consolidará o programa e o apresentará aos diretores gerais e ao chefe de gabinete da Presidência para validação. Em seguida o documento será submetido à deliberação da Presidência, pelo supervisor do Icon, conselheiro César Filomeno Fontes, com o intuito de que seja divulgado ainda antes do fim de 2009.
As informações devem ser repassadas até 21 de setembro, pelo e-mail apoioicon@tce.sc.gov.br. Os titulares das unidades devem preencher a “Tabela de Necessidades de Capacitação”, proposta pelo Icon, indicando as atividades, que desejam que sejam ofertadas, interna e externamente, ao longo de 2010. Já a partir desta quinta-feira (26/08), representantes do Instituto vão realizar visitas a todas as unidades para conversar pessoalmente com os titulares sobre o planejamento das atividades e esclarecer dúvidas sobre preenchimento da tabela.
Os gestores poderão sugerir até cinco cursos a serem ofertados diretamente pelo Icon e no máximo três oferecidos por outras instituições públicas ou privadas. No último caso serão priorizados os cursos e eventos realizados em Florianópolis. Além da capacitação interna, o TCE realizará atividades visando à orientação de agentes públicos estaduais e municipais. Os titulares de unidades poderão indicar até três cursos ou eventos voltados ao público externo. As ações serão realizadas entre fevereiro e dezembro de 2010, na formas presencial ou a distância.
O memorando nº 78/2009 registra que, além do nome do curso, a indicação deve trazer o conteúdo mínimo a ser abordado, sugestão de carga horária, clientela a qual se destina, a natureza do curso (se de auditoria, operacional ou gerencial), o número potencial de participantes por diretoria, o mês no qual deva ser programado, com o objetivo de não prejudicar as atividades da unidade, e a justificativa da necessidade da sua realização.
Gripe A
As atividades de capacitação que ocorreriam nos meses de agosto e setembro foram adiadas, por determinação da Presidência, a fim de evitar aglomerações que possam propiciar a propagação da gripe A (H1N1). Conforme o memorando do Instituto de Contas, provavelmente não haverá espaço para a realização de todas as atividades previstas para 2009. Por isso, pede que os titulares verifiquem aqueles cursos que deverão se mantidos ou reeditados em 2010.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail capacitar@tce.sc.gov.br ou o ramal 3834.
Saiba Mais
Lacuna ou GAP de Competência
A lacuna diz respeito à “discrepância entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e aquelas de que a organização dispõe” (BRANDÃO, GUIMARÃES, 2001). É a diferença entre as competências necessárias e as competências existentes na organização.
Fonte: Glossário do Icon sobre termos referentes à capacitação
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies