O Tribunal de Contas de Santa Catarina recebeu, nesta segunda-feira (20/9), a visita de 42 alunos de pós-graduação do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar (CAO). Esta foi a segunda ação, de 2010, do programa “Portas Abertas” — que abre espaço para interação entre o TCE/SC catarinense e instituições de ensino do Estado, além de associações públicas ou privadas.
A programação foi aberta pelo diretor executivo do Instituto de Contas, João Luiz Gattringer, que deu as boas vindas ao grupo. Em seguida, os capitães, estudantes da disciplina de Recursos em Administração Pública, lecionada pela professora Rosângela Tremel, assistiram, no auditório, à palestra do diretor de Controle da Administração Estadual (DCE), Evândio Souza, que abordou aspectos da atuação, das funções, das atribuições e da estrutura do Tribunal.
Como a palestra ocorreu numa segunda-feira, o diretor da DCE, ao fazer um link com a sessão do Pleno do TCE, transmitida ao vivo pela TVAL, apresentou a composição do Plenário e informou como ocorre a discussão e votação dos processos da pauta do dia. Ele aproveitou a oportunidade para explicar como é feita a apreciação das contas prestadas anualmente pelo Governo do Estado.
A chefe da Divisão 6 da DCE, Patrycia Byanca Furtado, responsável pela análise dos processos da Polícia Militar, acompanhou a exposição e esclareceu as dúvidas levantadas pelo grupo.
Segundo Rosângela Tremel, o curso de especialização — uma parceria da Academia de Polícia Militar com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) — é um dos requisitos necessários para a ascensão na hierarquia militar. O tenente-coronel Aldo dos Santos Jr. é o coordenador de estudos da Academia da PM e a professora Dra. Maria Lúcia Marques é a coordenadora do CAO na Unisul.
Na mesma tarde, foi apresentado, também, o vídeo institucional do Tribunal, que conta um pouco sobre a história e a função do TCE.
O “Portas Abertas” é um programa coordenado pelo Instituto de Contas do TCE desde 2006.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies