Os servidores do Tribunal de Contas de Santa Catarina, ao retornarem a trabalho nesta quarta-feira (2/2), foram recebidos com a apresentação do coral Hélio Teixeira da Rosa, na portaria do TCE/SC. O presidente Luiz Roberto Herbst, o ex-presidente Wilson Rogério Wan-Dall, colegas do Instituto de Contas (Icon) e do Departamento de Recursos Humanos fizeram questão de dar as saudações de boas-vindas. Já no anexo da rua Anita Garibaldi, a recepção ficou por conta do Icon que convidou os servidores para participarem da programação na sede do Órgão.
No auditório lotado, antes do início da palestra “O desafio de servir à sociedade” — primeira ação do Programa Qualidade de Vida —, Herbst desejou aos servidores um bom retorno ao trabalho. O supervisor do Instituto de Contas, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior, enfatizou a importância da iniciativa, que tem como objetivo propiciar o diálogo sobre temas cruciais para o desenvolvimento da organização. “São temas que interessem aos servidores e colaboradores do TCE/SC, como bem-estar, finanças pessoais, preparação para a aposentadoria, desenvolvimento sustentável entre outros”, afirmou.
Em sua palestra, a mestre em Psicologia e Sociedade e doutora em Ergonomia, Maria do Rosário Stotz, provocou o público interno a fazer algumas reflexões sobre a importância do trabalho em equipe e o de se comunicar, se relacionar. Entre os tópicos abordados destaque para: tempo de prazer X tempo de sofrimento; o trabalho como elemento de construção da subjetividade; reconhecimento dos pares e da hierarquia; ressonância simbólica: sentido e significado do trabalho; o trabalho como desafio e conquista (sublimação); o trabalho como fator de equilíbrio da saúde mental; o papel da motivação — do movimento — na subjetividade e cidadania e motivação e prazer.
Após a palestra, também no auditório, teve apresentação da banda Descontrole Interno, formada por servidores do TCE/SC.
O Programa Qualidade de Vida é uma novidade prevista no Programa de Capacitação do Icon para o 1º semestre de 2011 que, além de palestras motivacionais, abordará temas que tratam de saúde e relações interpessoais. A iniciativa conta com o apoio do Departamento de Recursos Humanos e da Divisão de Saúde.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies