menu

Servidores do TCE/SC concluem curso de oratória

seg, 23/05/2011 - 00:00
Servidores do TCE/SC concluem curso de oratória

     O curso de oratória oferecido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina para a capacitação de seus servidores, que teve início na segunda-feira (16/5), foi concluído nesta sexta-feira (20/5). Ao todo, foram 20 horas de atividades, distribuídas ao longo das manhãs da semana.
     Direcionado aos servidores dos gabinetes de conselheiros e auditores, das diretorias (DLC, DAE, DAP, DCE e DMU), da COG e do ICON, o treinamento teve como objetivo ensinar técnicas de oratória para que esses profissionais aperfeiçoem seu desempenho ao atuarem em eventos na condição de instrutores ou palestrantes. Através de muita prática, os 30 inscritos aprenderam, principalmente, a ter mais autoconfiança e a controlar os vícios de postura e de linguagem, que muitas vezes tiram a atenção do público em uma apresentação.
     Segundo o professor Silvio Luzardo de Almeida Mello, que ministrou o curso, a evolução da turma foi visível ao longo da semana e todos melhoraram consideravelmente a desenvoltura para falar em público. “Quando se trata de expor o pensamento para outras pessoas, não basta ter o conhecimento. É preciso conhecer técnicas que irão aprimorar essa exposição”, destacou. “Durante o curso, o que eu fiz foi proporcionar a eles um conhecimento que não tinham e que vai interferir na questão da estabilidade, da harmonia, da autoconfiança, do planejamento e, principalmente, do autocontrole”, acrescentou.
     O professor Almeida Mello não foi o único a perceber as melhorias. Os próprios servidores reconheceram a evolução que apresentaram a cada dia de curso e destacaram a importância que esses conhecimentos terão em suas rotinas de trabalho. “Eu irei participar do XIII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, em função do meu cargo de coordenadora, e as técnicas que aprendi serão muito úteis”, ressaltou a coordenadora da DAP, Giane Vanessa Fiorini, ao afirmar que os ensinamentos servirão para melhorar a comunicação no cotidiano. “Eu sempre tive vontade de aprender alguma técnica de apresentação, para fazer isso da maneira mais correta possível”, disse.
     Enquanto alguns se preparam para futuras apresentações, o coordenador da Inspetoria 3 da DCE, Paulo João Bastos, pôde aplicar as técnicas estudadas, em uma explanação no programa Portas Abertas. “Eu sempre tive interesse em fazer apresentações e fiz o curso para buscar um aprimoramento e para melhorar meu desempenho na área. Na quinta-feira (19/5), já apliquei os conhecimentos que aprendi durante esta semana, e percebi as melhorias. Aumentei o meu senso crítico”, finalizou Paulo Bastos.

Próximo curso
     O próximo curso que o Tribunal de Contas de Santa Catarina irá promover a seus servidores será uma capacitação na plataforma de informática Channel, utilizada para planejamento e gerenciamento de projetos. O treinamento, destinado a 15 participantes, acontecerá entre os dias 24 e 27 de maio.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques