O Tribunal de Contas de Santa Catarina, através da Comissão de Gestão de Pessoas, programou uma palestra sobre “Alimentação Saudável”, nesta quinta-feira (15/9), às 17h30, no auditório.
A apresentação será abordada pela médica Sílvia Cardoso Bittencourt, que tem residência em Medicina Preventiva e Social pela USP de Ribeirão Preto, Mestrado em Saúde Coletiva e Doutorado em Ciências Humanas, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina.
A alimentação adequada e variada a cada faixa etária e quais os alimentos mais saudáveis e os seus principais benefícios para se obter uma melhor qualidade de vida estão entre os tópicos que serão apresentados por Silvia Bittencourt.
Segundo a coordenadora da Comissão de Gestão de Pessoas, Cristina de Oliveira Rosa Silva, a intenção do TCE/SC é despertar nos colegas a importância de uma alimentação saudável, que é capaz de diminuir o estresse, a ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. “A nutrição adequada é uma ferramenta poderosa na prevenção e na promoção da saúde”, destaca Cristina.
Outras iniciativas
As ações da Comissão de Gestão de Pessoas voltadas à qualidade de vida no trabalho tiveram início com a visita da coordenadora em todos os setores do TCE/SC, durante o mês de março deste ano, para conhecimento da realidade existente nos vários espaços no tocante ao clima organizacional e satisfação dos servidores com a Instituição.
Em junho, foi aplicada a 1ª pesquisa de gestão de pessoas, que detectou alguns pontos de interesse dos servidores voltados à qualidade de vida no trabalho. Segundo a coordenadora Cristina, a iniciativa buscou retratar os aspectos críticos que configuram as questões motivacionais dos servidores, evidenciando-se pontos fortes, deficiências e aspirações.
Com o objetivo de verificar iniciativas para a melhoria da qualidade de vida no trabalho que possam ser aplicadas no TCE/SC, Cristina realizou visita técnica, no fim de agosto, ao Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
A solicitação de parecer da Consultoria-Geral com vistas à contratação ou realização de convênio para prestação de serviços de psicólogos e nutricionistas foi outra ação do grupo que, em conjunto com o setor médico do TCE/SC, também pretende possibilitar aos servidores a realização de exames periódicos, com acompanhamento através de prontuário eletrônico.
Vale lembrar que, em julho, o Pleno aprovou a Resolução nº TC 52/2011, que instituiu a Política de Gestão de Pessoas no Tribunal de Contas de Santa Catarina. Ela foi subdividida em oito itens, um deles a Qualidade de Vida no Trabalho. “A Política será regulamentada em breve”, informa Cristina.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies