menu

Ribas Jr., Herbst e Fontes são eleitos presidente, vice e corregedor do TCE/SC para biênio 2013-2014

seg, 17/12/2012 - 14:58
Ribas Jr., Herbst e Fontes são eleitos presidente, vice e corregedor do TCE/SC para biênio 2013-2014

Os sete conselheiros do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) elegeram na tarde desta segunda-feira (17/12), durante sessão extraordinária e em votação secreta, os novos presidente, vice-presidente e corregedor-geral para o biênio 2013-2014. Salomão Ribas Junior foi escolhido presidente com quatro votos. Os outros três foram para o conselheiro César Filomeno Fontes, que ocupa o cargo atualmente. Ambos foram os únicos que se declararam candidatos ao cargo máximo da instituição.

Entre as prioridades de sua gestão, Ribas Jr. destacou que vai intensificar a aproximação do TCE/SC com o cidadão comum e a parceria com instituições que podem ajudar no combate ao desperdício do dinheiro público e à corrupção, entre elas a imprensa. Ele agradeceu aos colegas de Pleno que votaram nele, bem como aos demais. E enfatizou que, apesar de não ter havido unanimidade na escolha, os conselheiros devem se unir, para buscar o melhor para a sociedade catarinense.

Após a escolha do novo presidente, Luiz Roberto Herbst e César Fontes colocaram seus nomes à disposição aos cargos de vice-presidente e corregedor-geral, respectivamente, para os quais foram eleitos por unanimidade. A posse da nova gestão será no dia 1º de fevereiro.

Em sua manifestação, César Fontes disse que manteve o compromisso de ser candidato à reeleição, firmado anteriormente com colegas do Pleno. “Tenham a certeza de que assim como honrei o cargo de presidente, também honrarei o de corregedor”, garantiu.

Herbst agradeceu a confiança dos colegas que o levaram à vice-presidência por mais dois anos e cumprimentou Fontes e Ribas Jr., a quem elogiou como merecedor da nova função, por seu trabalho desenvolvido em prol do controle externo no Estado e no país.

Os conselheiros Wilson Wan-Dall, Herneus De Nadal, Julio Garcia e Adircélio de Moraes Ferreira Junior, e o procurador-geral adjunto do Ministério Público junto ao TCE, Aderson Flores, também cumprimentaram os eleitos, desejando êxito na gestão.
Clique aqui para ver o currículo dos conselheiros Salomão Ribas Junior, Luiz Roberto Herbst e César Filomeno Fontes.

Saiba Mais 1
O atual presidente do TCE/SC, conselheiro César Filomeno Fontes, assumiu o cargo no dia 6 de fevereiro de 2012, após eleição realizada em decorrência da renúncia do presidente Luiz Roberto Herbst, em 31 de janeiro, que foi escolhido pelos colegas para ocupar o cargo de vice-presidente. Já o atual corregedor-geral do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas Junior está no cargo desde 1º de fevereiro de 2011.

Saiba Mais 2
De acordo com a Lei Orgânica do TCE/SC (lei complementar nº 202, de 15 de dezembro de 2000), os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral são eleitos pelos conselheiros que integram o Tribunal Pleno, em escrutínio secreto, na segunda quinzena do mês de dezembro, para um mandato de dois anos. A lei define que a posse ocorra no primeiro dia útil do mês de fevereiro do ano seguinte.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques