menu

Biblioteca

A Biblioteca Conselheiro Nereu Corrêa funciona desde a instalação do TCE/SC, em fevereiro de 1956. Seu nome é uma homenagem ao conselheiro Nereu Corrêa. O acervo conta com mais de 13 mil volumes que tratam de Controle Externo; Direito Administrativo, Constitucional e Tributário; Administração Pública; Licitações; Contabilidade; Orçamento Público; Auditoria; Responsabilidade Fiscal; Ética; e Corrupção.

Em 2002, foi criado um setor dedicado a autores e temas de Santa Catarina, além de produções do próprio TCE/SC. O espaço recebeu o nome do editor Odilon Lunardelli, grande incentivador da literatura catarinense.

A constante ampliação do acervo e a qualidade dos serviços oferecidos são as diretrizes da biblioteca.

Nereu Corrêa

O nome da biblioteca é uma homenagem do TCE/SC ao conselheiro Nereu Corrêa (1914-1992), nascido em Tubarão (SC). Professor de língua portuguesa no Instituto Estadual de Educação. Crítico literário, colaborou com artigos em suplementos dos jornais O Estado de S. Paulo e Correio do Povo, de Porto Alegre. Escreveu vários estudos sobre Euclides da Cunha, Cruz e Sousa, Luiz Delfino, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo, entre outros, mostrando ser um meticuloso analista de textos.

Membro da Academia Catarinense de Letras desde 1960, fundou a cadeira nº 40 e presidiu a entidade em 1965. Secretário particular no governo Irineu Bornhausen, foi nomeado juiz do TCE/SC, em 26/1/1956, pelo então governador. Foi vice-presidente no período de 2/1/1962 a 2/1/1964. Aposentou-se em 17/9/1973. Faleceu em 1992.

O que faz

A biblioteca realiza empréstimos, faz reservas e permite consultas físicas e virtuais ao acervo, por meio de sistemas de informações inteligentes. Também mantém um intercâmbio constante com outras bibliotecas para a ampliação de pesquisas.

O trabalho consiste em apoiar conselheiros, conselheiros-substitutos e servidores na realização de suas atribuições constitucionais e legais.

Além disto, a biblioteca conta com um ambiente virtual rico em conteúdos disponíveis ao público externo, tendo como prioridade a comunidade acadêmica.

Missão

"Oferecer informação em doutrina, legislação e jurisprudência necessárias à atividade judicante e administrativa do Tribunal."

Visão

"Processar informação e produzir conhecimento."

Acervo

Formado por mais de 13 mil volumes, o acervo é composto por livros, enciclopédias, folhetos, periódicos e mídias digitais. Há também um ambiente virtual, com diversas obras disponíveis para downloads, inclusive no formato e-book.

A biblioteca conta com um sistema de gerenciamento eletrônico para consultas, empréstimos, renovações e sugestões de aquisições. As pesquisas podem ser realizadas a partir do título, autor, assunto ou da editora. O sistema de buscas permite saber se determinada obra integra o acervo, facilitando o trabalho de pesquisadores e estudantes interessados em fazer consultas na sede do TCE/SC.

Reservas online e empréstimos são possíveis apenas ao público interno do TCE/SC. 

Coleções
Consulta ao acervo

Saiba mais:

Links úteis
Fale com a Biblioteca

Publicações
Sessão

Destaques
Rádio TCE/SC