A Ouvidoria do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação dos Serviços, realizada entre janeiro e agosto de 2025. O levantamento contou com a participação voluntária de 103 respondentes e revelou que 65% dos usuários avaliam positivamente os serviços prestados pela Ouvidoria, classificando-os como “Muito Satisfeito”, “Satisfeito” ou “Bom”.
Além disso, 84% afirmam que pretendem utilizar novamente os serviços da Ouvidoria, e 83% recomendam o canal a outras pessoas. “Esses números demonstram a confiança no serviço e sua relevância para a sociedade”, avalia o supervisor da Ouvidoria do TCE/SC, conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall.
Mais da metade dos participantes da pesquisa (55%) se identificou como cidadãs e cidadãos em geral, enquanto 31% são servidores públicos.
As formas de contato mais utilizadas foram:
- Espaço da Ouvidoria no site: utilizado por 50%
- E-mail da Ouvidoria (ouvidoria@tcesc.tc.br): utilizado por 24%
Entre os tipos de comunicação recebidas, estão:
- comunicação de irregularidades
- reclamações
- solicitações
- sugestões
- elogios
- pedidos de acesso à informação
A variedade de canais disponíveis recebeu nota média de 8,86, e o preenchimento dos formulários foi considerado “Muito fácil” ou “Fácil” por 70% dos participantes.
A Ouvidoria também disponibiliza contato via WhatsApp (48 98808-0875), telefone (48 3221-3610), aplicativo (para iOS e Android) e presencialmente ou por carta (Rua José da Costa Moellmann, 104, Centro, Florianópolis. CEP 88020-170. Caixa Postal 733).
A nota média atribuída ao acompanhamento das comunicações foi de 8,13. O usuário recebe atualizações sobre sua demanda no e-mail informado ao TCE/SC. Quando ele não informa um e-mail, pode acompanhar o andamento pelo site, utilizando um código de acesso fornecido no momento em que a comunicação é feita. Quanto ao prazo de resposta final, 78% avaliaram como “Excelente” ou “Bom”.
A clareza das respostas também foi bem avaliada: 79% consideraram a resposta final “Muito clara e útil” ou “Clara, mas poderia ser mais detalhada”. A equipe da Ouvidoria tem se empenhado em aprimorar seus textos, utilizando linguagem simples e objetiva. Na resposta repassada, também toma o cuidado de respeitar os limites impostos pela Lei n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
Entre janeiro e agosto de 2025, a Ouvidoria recebeu 1.981 comunicações. Desse total:
- 1.845 comunicações foram concluídas e encerradas;
- 1.749 foram resolvidas diretamente pela equipe da Ouvidoria;
- 65% relataram supostas irregularidades em unidades gestoras (prefeituras e câmaras, por exemplo), principalmente relacionadas a licitações, contratos e atos de pessoal.
“Verificando o resultado das diligências que a Ouvidoria faz junto às unidades gestoras, constatamos que, só nos meses de maio e junho, foram adotadas providências para correção em pelo menos 30 situações”, detalha a diretora da Ouvidoria do TCE/SC, Walkiria Machado Rodrigues Maciel. Entre as providências adotadas, cita-se, por exemplo, a anulação de atos e a instauração de procedimentos administrativos pela própria unidade gestora.
Até o fechamento desta matéria, em 16 de setembro, o total de comunicações em 2025 já tinha chegado a 2.119, superando o volume registrado em 2024 (2.024 comunicações no ano inteiro).
Os resultados dos trimestres estão disponíveis em formato de infográfico, no site do TCE/SC, no espaço da Ouvidoria. Veja também abaixo:
1º trimestre 2025
2º trimestre 2025
Sobre os pedidos via Lei de Acesso à Informação
1º trimestre 2025
2º trimestre 2025
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies