menu

Conselheiro Salomão Ribas Junior é eleito presidente do TCE/SC

Submitted by admin on seg, 17/12/2012 - 20:43

 (TCE Informa)

 

Conselheiro Salomão Ribas Junior é eleito presidente do TCE/SC

 

(repórter)

Em sessão extraordinária do Pleno, realizada nesta segunda-feira (17), os conselheiros do Tribunal de Contas de Santa Catarina elegeram o presidente da entidade para o biênio 2013/2014. Por maioria dos votos, o conselheiro Salomão Ribas Junior foi escolhido para o cargo. O atual vice-presidente do TCE/SC, conselheiro Luiz Roberto Herbst, foi reeleito por unanimidade. O corregedor-geral do Tribunal eleito foi o atual presidente, conselheiro César Filomeno Fontes, também por unanimidade. A posse está marcada para o dia 01 de fevereiro de 2013.

 

O conselheiro Salomão Ribas Junior tem 67 anos e é natural de Caçador, Santa Catarina. Formado em Direito, foi bancário, jornalista e radialista. Ingressou no TCE em 28 de agosto de 1990. Foi presidente em 1995, 1996, 1999, 2000 e nas gestões 2001/2003 e 2003/2005. Será, portanto, a sétima vez em que ocupará o cargo. Foi também vice-presidente em 1991 e 1992.  Como conselheiro, foi presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

   

No final da sessão, o conselheiro destacou a revisão do planejamento estratégico do TCE de Santa Catarina.

 

(conselheiro)

O Tribunal de Contas, creio eu, já tem lançadas as bases do seu trabalho há algum tempo. A ideia de revermos o planejamento estratégico, cujo último período encerra em 2012, para um conjunto de ações de 2013 a 2016, é muito importante. Com base nesse planejamento estratégico, nós precisamos criar algumas metas capazes de mensurar o trabalho do Tribunal. Isso tem consequência sobre o conjunto de auditorias a ser realizado durante um determinado período, um ano provavelmente. Mas é preciso que essas auditorias guardem ligação, façam um ‘link’ adequado com as metas do planejamento estratégico.

(repórter)

O presidente eleito do TCE/SC também enfatizou a relação mais aberta do Tribunal com a sociedade, principalmente com a mídia.

 

(conselheiro)

No conjunto, nós temos que abrir um pouco mais, como já vinha sendo feito, para a participação da sociedade nas sugestões e ideias a serem desenvolvidas pelo Tribunal de Contas. Nós precisamos estabelecer uma relação mais íntima com a mídia, considerando a importância do jornalismo investigativo no combate à corrupção. Não pode mais haver essa distância. Claro, cada um tem o seu papel. Mas é preciso que se estabeleça um mecanismo de troca de ideias e de cooperação, até para apoiar mais esse jornalismo investigativo que ganha um lugar destacadíssimo no cenário brasileiro.

 

(repórter)

O conselheiro Salomão Ribas Junior citou ainda as Instituições de Ensino Superior como grandes parceiras estratégicas da instituição. E destacou outras áreas.

 

(conselheiro)

Da mesma maneira, nós não podemos deixar as forças do mercado, como a Federação das Indústrias, a Federação do Comércio, inteiramente alheias ao trabalho do Tribunal. É preciso que haja uma aproximação. Da mesma maneira, o Tribunal não pode ficar distante do Poder Legislativo Estadual e dos Poderes Legislativos Municipais. E precisa acentuar sua colaboração com os outros órgãos da sociedade civil organizada, como é o caso da Ordem dos Advogados, dos conselhos regionais de Economia, Administração e Contabilidade. Enfim, essas instituições podem dar uma contribuição grande ao melhor desempenho do Tribunal de Contas no combate ao desperdício, na verificação da regularidade da aplicação do dinheiro e no combate à corrupção.

 

(repórter)

 

O conselheiro Salomão Ribas Junior exerceu funções técnicas e ocupou diversos cargos no serviço público, destacando-se os de Secretário de Estado da Educação, da Casa Civil, da Imprensa, da Cultura, Esporte e Turismo, e da Saúde e Promoção Social. Foi deputado estadual por dois mandatos. É membro titular da Cadeira nº 38 da Academia Catarinense de Letras, sócio benemérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

 

(TCE Informou)

 

Tempo: 04’21’’

 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques