menu

TCE realiza 196 cursos e eventos de capacitação interna e externa em 2012

Submitted by admin on ter, 18/12/2012 - 13:27

(TCE Informa)

 

TCE realiza 196 cursos e eventos de capacitação interna e externa em 2012

 

(apresentador)

O Instituto de Contas (Icon), a Escola de Governo do Tribunal de Contas de Santa Catarina, divulga o balanço das atividades de capacitação neste ano. Ao todo, foram realizados 195 cursos e eventos de capacitação interna e externa, o que representa um aumento de 66,67% em relação a 2011.

 

(repórter)

O número de profissionais capacitados também cresceu. No ano passado, 6.635 pessoas participaram de eventos e cursos de capacitação interna e externa do Icon. Em 2012, foram 9.479 participantes. Um incremento de 42,86%. Ao todo foram 3.363 horas de carga horária, quase 70% maior se comparado com 2011.

 

O supervisor do Instituto de Contas, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior, informa.

 

(conselheiro)

O Instituto de Contas tem dois focos de atuação: um é a capacitação interna, que é aquela voltada aos servidores da nossa Casa e outro é a capacitação externa, aquela voltada aos administradores públicos, servidores municipais e da administração estadual, para que eles possam prestar um serviço público de melhor qualidade para o cidadão.

 

(repórter)

Neste ano, o Icon promoveu 142 ações de capacitação interna: 74 cursos e 68 eventos, o que resultou no crescimento de 36,53%, se comparado com o ano de 2011. Para o supervisor do Instituto, o programa de capacitação é um elemento fundamental para a política de gestão de pessoas no TCE.

 

(conselheiro)

No que diz respeito aos servidores da nossa Casa, a capacitação passou a ser encarada como um elemento importantíssimo na política de gestão de pessoas. E nós temos feito diversas atividades e ações de capacitação, que vão desde participação dos servidores em seminários, congressos. Como encontros, nós procuramos trazer palestrantes que possam, de fato, contribuir para esse aprimoramento na atuação dos servidores para nossa Casa.  E também como ação de capacitação, investido em cursos de pós-graduação tanto especialização lato sensu como stricto sensu, mestrado.

 

(repórter)

O conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior comentou as ações do Icon em 2012.

 

(conselheiro)

A gente tem conseguido, com o apoio da Presidência, colocar em prática alguns projetos antigos. A gente tem procurado democratizar a participação dos servidores da Casa. Abrir a oportunidade a todos.  A gente tem feito um rodízio na participação em eventos, justamente porque acreditamos que nessa política de gestão de pessoas a capacitação é fundamental na motivação dos servidores públicos. Através do mérito também aqueles servidores que têm desempenhado bem suas funções, têm sido premiados com participação em cursos. Nós temos tido uma participação muito grande dos servidores da Casa. Nós voltamos a adotar a política do trabalho dos multiplicadores, ou seja, os servidores que participam de cursos, eles quando vêm para cá, repassam esses cursos para os demais servidores que não puderam participar. E a gente tem observado, dentro desse ambiente interno de melhoria da motivação, enfim, que tem sido um fruto da política de gestão de pessoas da Casa, uma adesão muito grande também nesses cursos ministrados pelos multiplicadores.

 

(TCE Informou)

 

Tempo: 3’29’’

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques