menu

TCE/SC cobra resultado do julgamento das contas de municípios, realiza seminário da primeira infância e veda pagamento de gratificação a secretários municipais

Submitted by admin on sex, 14/04/2023 - 14:46

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

LOCUTOR: Das 295 Câmara Municipais de Vereadores de Santa Catarina, 241 ainda não comunicaram ao Tribunal de Contas o resultado do julgamento das contas dos prefeitos referentes aos anos de 2017 a 2021. 
 
Em função disso, a Diretoria Contas de Governo (DGO) do TCE/SC está enviando ofício à essas Casas Legislativas para que formalizem a decisão junto à Corte. Os decretos legislativos com o resultado do julgamento das contas desses 241 municípios não constam no sistema informatizado do Tribunal. 
 
Anualmente, o TCE/SC analisa e emite o parecer prévio da prestação de contas de todos os municípios, cabendo às Câmaras de Vereadores decidirem pela aprovação ou rejeição. A formalização do resultado deste julgamento e a inclusão na base de dados do Tribunal de Contas é fundamental para que a informação seja encaminhada para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). 
 
Em 2021, nenhum município recebeu parecer prévio pela rejeição das contas. Nos dois anos anteriores foram 10 pareceres pela rejeição. Em 2018 foram 15, e em 2017, oito municípios tiveram as contas rejeitadas pelo TCE/SC. 
 
 
 
Efeito sonoro 
 
 
Locutor: As prefeituras não podem pagar prêmio indenizatório de assiduidade para os secretários municipais. A decisão do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) foi publicada no Diário Oficial Eletrônico da Corte, após a apreciação em Plenário de uma consulta enviada pela prefeitura de Rio Fortuna, na região sul do Estado. 
 
O TCE/SC seguiu a Constituição Federal que veda o pagamento de gratificação ou outra espécie remuneratória para Ministros de Estado, Secretários Estaduais e Municipais. Segundo a legislação, esses agentes são remunerados em parcela única exclusivamente por subsídio fixado. 
 
A consulta da prefeitura de Rio Fortuna foi motivada por uma Lei Complementar aprovada na Câmara de Vereadores que autoriza o pagamento de prêmio indenizatório por assiduidade aos servidores do Poder Executivo municipal. 
 
 
Efeito sonora 
 
 
Locutor: O TCE/SC vai sediar nos dias 18 e 19 deste mês em Florianópolis, o 2º Seminário Nacional da Primeira Infância e os Tribunais de Contas. 
 
A proposta é fortalecer a compreensão sobre a primeira infância e fomentar a avaliação das políticas públicas relacionadas ao tema. Os participantes devem debater a Carta de Fortaleza produzida no primeiro seminário realizado no ano passado. O documento faz recomendações, aos tribunais de contas, de ações para fazer valer os direitos das crianças de zero a 6 anos no Brasil, junto às políticas públicas dos governos federal, estaduais e municipais. 
 
A realização do seminário é dos TCE’s de Santa Catarina e de Goiás, e do Instituto Rui Barbosa (IRB), com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), do Pacto Nacional pela Primeira Infância e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 
 
 
VINHETA TCE INFORMOU 

Tempo: 03’11”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques