menu

2º Portas Abertas aborda o papel fiscalizador do TCE/SC

sex, 20/05/2011 - 16:47
2º Portas Abertas aborda o papel fiscalizador do TCE/SC

     Estudantes da 1ª fase do curso Tecnólogo em Gestão Pública do Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU, de Blumenau, visitaram, nesta quinta-feira (19/5), o Tribunal de Contas de Santa Catarina, na segunda ação de 2011 do programa “Portas Abertas”. O presidente Luiz Roberto Herbst recepcionou os 23 alunos, no auditório do TCE/SC. Em seguida, foi exibido o vídeo institucional do Tribunal.
     Após o vídeo, aconteceu uma palestra com o coordenador da Inspetoria 3 da DCE, Paulo João Bastos. Ele destacou, através de slides, as funções e competências do TCE/SC. Após as diversas perguntas dos universitários sobre o Tribunal de Contas, o palestrante reforçou a importância da visita, o que demonstra a preocupação do Órgão em interagir com a sociedade.
     O estudante Roni Jean Mueller aprovou a interação com o Tribunal. “Achei esclarecedor por encontrar uma facilidade de o cidadão comum entrar em contato para fazer questionamentos e denúncias. Pensei que fosse mais burocrático”, disse.
     O diretor da DLC, Pedro Jorge Rocha de Oliveira, também repassou informações. Em sua palestra, explicou como é feita a análise de processos que envolvem licitações de obras e serviços. Para exemplificar este trabalho, citou a atuação do TCE/SC em editais lançados pelas administrações públicas para contratação de serviços de monitoramento eletrônico de trânsito, assunto amplamente divulgado pela imprensa. Os estudantes também puderam tirar suas dúvidas.
     A professora Vanessa Fernanda Schmitt, que acompanhava os alunos, considerou a visita proveitosa. “Enquanto cidadãos, precisamos conhecer os órgãos públicos, inclusive o TCE”, destacou, em uma referência à importância de todos participarem da tarefa de fiscalizar os recursos arrecadados através dos impostos.
     Além de assistirem a palestras, os universitários da Uniasselvi conheceram o plenário e o gabinete da presidência do TCE/SC. Na sequência, receberam um certificado de participação de duas horas, a cartilha “Para onde vai seu dinheiro 8” e a revista “Controle Público” nº 10.

Sobre o curso de Tecnólogo em Gestão Pública
     O curso de Tecnólogo em Gestão Pública do Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU tem como objetivo formar o acadêmico para o planejamento e controle eficiente dos gastos públicos com foco na transparência e na responsabilidade, fazendo com que participe ativamente do processo de gestão.
(Fonte UNIASSELVI/FAMEBLU)

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques