menu

Adircélio de Moraes Ferreira Junior assume cargo de conselheiro do TCE

ter, 11/05/2010 - 17:56

     Adircélio de Moraes Ferreira Junior assume o cargo de conselheiro do TCE de Santa Catarina, nesta quinta-feira (13/5). A sessão especial de posse será às 17 horas, no auditório do Órgão, em Florianópolis. Adircélio foi nomeado pelo governador Leonel Pavan, por ato publicado no Diário Oficial do Estado do dia 7/5/2010. Antes da nomeação, teve seu nome aprovado pela Assembléia Legislativa no dia 28/4, com base em indicação do Chefe do Executivo Estadual, que escolheu entre ele e Gerson dos Santos Sicca. Os dois foram os únicos auditores substitutos de conselheiro, dos quatro que atuam no Tribunal, que preencheram todos os requisitos exigidos para o cargo na Constituição Estadual, como a idade mínima de 35 anos. Por isso, a lista aprovada pelo Pleno do TCE e encaminhada a Pavan, que seria tríplice, foi composta apenas pelos dois nomes.
     Mineiro, 36 anos e graduado em Direito e Ciências Contábeis, Adircélio de Moraes Ferreira Junior passa a ocupar a vaga aberta com a aposentadoria voluntária do conselheiro José Carlos Pacheco, em 29/3. Como Pacheco – o primeiro auditor a ocupar o cargo de conselheiro – era oriundo do Corpo de Auditores, a vaga aberta com a sua aposentadoria tem que ser preenchida por um auditor substituto de conselheiro. Em 2006, o TCE realizou, pela primeira vez, concurso para o cargo de auditor substituto de conselheiro, como determina a Carta Estadual, para o qual Adircélio foi aprovado, ingressando na instituição em 2/7/2008.
     Adircélio, que nasceu em 14/5/1973, tem em seu currículo uma vasta experiência em auditoria, tanto pública, como privada. O futuro conselheiro foi auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, em Porto Alegre, de julho de 1999 a julho de 2008. Também atuou na Secretaria de Finanças de Fortaleza (CE), de outubro de 1998 até junho de 1999, e na Secretaria da Fazenda do Maranhão, de março a setembro de 1998. De setembro de 1992 a fevereiro de 1998, trabalhou na Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes S/C, em Recife (PE). A empresa presta serviços de auditoria e consultoria empresarial (financeira, societária, legal, tributária), com presença em cerca de 150 países. Além de ter sido aprovado nos concursos para os cargos públicos já mencionados, o conselheiro também obteve destacadas colocações em outras provas, como para as funções de auditor fiscal de tributos de Santa Catarina (6º lugar, em 1998) e perito criminal da Polícia Federal – área contábil (1º lugar, em 2002).

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques