menu

Auditoria operacional do TCE/SC contribui para as discussões sobre população em situação de rua, em audiência pública na Alesc

qua, 12/03/2025 - 16:29
Foto do auditor fiscal Rafael Scherb, em frente ao púlpito, falando ao microfone. Ao fundo, painel luminoso com o banner identificando o nome do evento, e dois deputados sentados.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina participou, na manhã desta quarta-feira (12/3), da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) para discussão da situação dos moradores de rua. Durante a audiência, o auditor fiscal de controle externo Rafael Scherb apresentou os principais achados da auditoria operacional realizada pela Diretoria de Atividades Especiais (DAE) em 2024.  

Segundo Rafael, a auditoria teve por objetivo avaliar as políticas públicas estaduais e municipais de atendimento à população em situação de rua, com a intenção não apenas de identificar os problemas, mas também de apresentar sugestões de ações que possam solucionar as situações encontradas. 

 Ele apontou que, “para qualquer abordagem que se faça a respeito desse tema, é preciso transcender a área de Assistência Social, mas envolver também as áreas da Saúde, da Habitação, da Segurança Pública e da Educação, entre outras, e somente uma articulação entre as várias secretarias, além de órgãos da administração pública, vai resolver a questão”.  

Com relação aos achados da auditoria, Rafael identificou a baixa adesão à política nacional para a população em situação de rua e o reduzido número de comitês intersetoriais. Outros pontos detectados na auditoria foram a ausência de dados para subsidiar a elaboração e a execução de políticas públicas voltadas para a população em situação de rua; e a insuficiência na oferta de serviços, programas e benefícios no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A audiência contou com a participação de vários deputados estaduais, do Ministério Público estadual, de secretários estaduais e municipais, de prefeitos, vereadores, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir as causas dos problemas e a busca de soluções efetivas. 

Além de Rafael Scherb, a audiência teve a presença da diretora-geral adjunta de Controle Externo do TCE/SC, Monique Portella, do auditor fiscal de controle externo Alexandre Thiesen Becsi e do assistente social à disposição do TCE/SC, Edelvan Jesus da Conceição. 

 

Crédito da foto: Guto Kuerten - ACOM - TCE/SC

 

Acompanhe o TCE/SC: 

Portal: www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  

Twitter: @TCE_SC 

YouTube: @TribContasSC 

Instagram: @tce_sc 

WhatsApp: (48) 98809-3511 

Facebook: TribunalDeContasSC 

Spotify: Isso é da sua conta 

TikTok: @tce_sc 

Linkedin: @tcesc 

Flickr: www.flickr.com/tce_sc 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques