Uma equipe de servidores e funcionários terceirizados do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) realizou, na manhã desta quarta-feira (9/10), a entrega de brinquedos, arrecadados em campanha interna da Instituição, para crianças e adolescentes do Ambulatório de Oncologia Pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), na Capital. A campanha foi coordenada pela colaboradora do TCE/SC Maria do Rocio Gil Cardoso, que também trabalha para a Associação dos Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (Avos) do hospital.
A entrega dos presentes foi realizada no Espaço da Família, onde crianças, adolescentes, pais e responsáveis se reuniram aos voluntários, numa festa que teve alegria e diversão, com direito a doces e guloseimas, além de música ao vivo, executada pelos servidores do TCE/SC Adjamour Alves Pereira e Edu Marques Filho. Pacientes acamados, que não puderam se deslocar ao salão da confraternização, também foram presenteados em seus leitos.
Cerca de 60 brinquedos foram distribuídos. Porém, mais do que um presente material, “vale, acima de tudo, a solidariedade da visita para amenizar a dor e reavivar a alegria de brincar para uma criança que vive diariamente o sofrimento”, disse, emocionado, um dos voluntários da Avos. E, de fato, é de emocionar a gargalhada pura e inocente de encantamento de Pedro*, menino de aproximadamente 4 anos, com síndrome de Down, ao receber o pacote vermelho que continha uma bola.
O carinho recebido pelas crianças dos atendentes e enfermeiros do hospital se reflete no comportamento de Helena*, de 7 anos, ao cuidar zelosamente da boneca que ganhou de presente, qual se fosse mãe afetuosa, a afagar-lhe os cabelos.
André* é um adolescente de 12 anos e estava no hospital, junto com a mãe, não porque estivesse doente, mas para acompanhar o irmão caçula, Lucas*, de poucos meses de idade. André segurava Lucas no colo, para descanso da mãe, depois da viagem de sua cidade até Florianópolis, para o tratamento do filho. Nos olhos de ambos, a expectativa da cura de Lucas ante o resultado de exames recentemente realizados e que indicavam um diagnóstico favorável.
Mas nem todos têm a mesma felicidade, e é assim que se vê a melancolia na expressão de João Carlos*, pai da pequena Pâmela*, ao levá-la de volta ao quarto, após a festa da manhã. A menina, que já não tem os cabelos, devido à quimioterapia, e tinha o braço espetado por agulha de uma sonda pela qual recebia medicação, olha ressabiada para as demais crianças correndo, dançando e brincando, talvez com o desejo de ter a mesma liberdade para correr e brincar.
Essa é a dura realidade de quem vive o dia a dia de uma instituição hospitalar. A campanha deflagrada no TCE/SC não vai mudar o destino daquelas crianças e jovens que vivem seus momentos de provação. Mas, com certeza, ameniza o sofrimento e leva um pouco de conforto e esperança, especialmente aos pais e responsáveis, que sofrem tanto ou até mais que seus próprios filhos.
A Avos, fundada em 1975, conta com 80 voluntários e é uma das primeiras instituições do país no atendimento à criança hospitalizada. A missão da associação é atuar voluntariamente pela qualidade de vida e de tratamento das crianças e adolescentes do HIJG. O ambulatório de oncologia pediátrica do hospital foi viabilizado graças à sua efetiva atuação.
Segundo Maria do Rocio, o ambulatório atende em torno de 35 a 40 crianças por dia, das quais aproximadamente 90% são do interior do estado.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registra mais de 10 mil casos de câncer infantil todo ano, que também é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no país. O INCA aponta ainda que cerca de 80% dos casos de câncer infantil podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.
O Hospital Infantil Joana de Gusmão é referência nos atendimentos de média e alta complexidade em casos de câncer infantojuvenil, e recebe pacientes de todo o estado.
* O nome das crianças e responsáveis foram trocados, para preservar a identidade.
Crédito da foto: Gabriela Kreutz (Acom - TCE/SC)
Acompanhe o TCE/SC
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies