menu

Conselheiros do TCE/SC participam de evento sobre luta contra corrupção na Espanha

ter, 30/05/2023 - 11:12
Foto da mesa de autoridades no evento. Ao todo, há cinco homens brancos que vestem terno, entre eles o conselheiro Adircélio, e uma mulher, também de pele branca, que veste uma blusa florida. Ao fundo, há a projeção do logotipo do Congresso, com a inscrição "Congreso Internacional de Control Público y Lucha Contra la Corrupición"..

Os conselheiros do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) Adircélio de Moraes Ferreira Junior e Luiz Eduardo Cherem, juntamente com o procurador-geral do Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas (MPTC), Diogo Ringenberg, estão participando do IV Congresso Internacional de Controle Público e Luta contra a Corrupção – Fiscalização e Valores Democráticos, em Salamanca, na Espanha. O evento, que ocorre de 29/5 a 1º/6, abordará ferramentas jurídicas, econômicas ou sociológicas relacionadas ao tema do combate à corrupção, levando em conta as experiências espanhola, portuguesa e brasileira.  

Adircélio, que também é vice-presidente de Relações Internacionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e corregedor-geral do TCE/SC, integra os debates do terceiro módulo, cujo tema é comunicação, divulgação e transparência e o papel do TCs. Ele apresentará, nesta quarta-feira (31/5), as contribuições do 1º Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas. Em sua exposição, mostrará os temas debatidos no evento, que ocorreu em Florianópolis, entre os dias 14 e 15 de fevereiro de 2023. Na ocasião, 279 inscritos, de 25 estados, discutiram a comunicação como instrumento de fortalecimento do sistema de contas e ferramenta essencial de estímulo ao controle social. 

Na solenidade de abertura, nesta segunda-feira, o conselheiro Adircélio integrou a mesa de honra, juntamente com o presidente do Instituo Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes; o reitor da Universidade de Salamanca, Professor Ricardo Rivero Ortega; o presidente d TC de Portugal, conselheiro José F. F. Tavares; o vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB e diretor acadêmico do Congresso, conselheiro Sebastião Helvecio; a presidente da Seção de Fiscalização do Tribunal de Contas da Espanha, Dolores Genaro Moya; conselheiro Emilio Melero Marcos, do Conselho de Contas de Castilla y León; e o diretor acadêmico da Universidade de Oviedo e do Congresso, Professor Antonio Arias Rodrigues. 

A programação do Congresso, centrada no protagonismo das novas ferramentas de análise e combate dos riscos de corrupção, irá tratar ainda de temas como responsabilidade fiscal frente à responsabilidade social e o papel dos tribunais de contas; a saúde pública diante da análise de sustentabilidade e órgãos de controle; e a justiça e as instituições de controle. 

A Fundação Geral da Universidade de Salamanca e o Instituto Rui Barbosa (IRB) são as entidades acadêmicas responsáveis pelo evento.  

 

Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques